CompararComparando ...

Lightyear: eléctrico a energia solar prometido já para 2019

Artigo
Lightyear: eléctrico a energia solar prometido já para 2019

O conceito: um automóvel a energia solar energeticamente positivo (o que produz mais energia do que a que consome), cuja exequibilidade já ficou provada, a nível experimental, pelo Solar Team Eindhoven (um grupo de estudantes de engenharia da Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda), através dos protótipos Stella e Stella Lux, participantes em várias competições destinadas a este tipo de projecto. Agora, cinco desses estudantes criaram a Lightyear, uma nova startup destinada a desenvolver, produzir e comercializar uma versão desse modelo passível a circular na via pública – mesmo sendo certo que, para isso, o veículo aumentará extraordinariamente de peso, por via da integração dos inúmeros elementos de segurança e conforto, entre outros, que terá de possuir para poder ser homologado e vingar no mercado.

Por ora, não se sabe como resolveu a Lightyear a questão de um automóvel de porte norml não possuir uma área extensa o suficiente para, com a tecnologia de células fotovoltaicas actualmente disponível, gerar a potência necessária para fazer mover de forma convincente um veículo cujo peso dificilmente não superará a tonelada – mesmo que com uma aerodinâmica muito apurada, e construído em materiais leves, como a fibra de carbono ou o alumínio. Mas a empresa garante ter criado o “automóvel eléctrico que se carrega a si próprio, com energia solar limpa. Em condições de sol, pode circular durante meses sem ser recarregado, uma capacidade verdadeira única. A bateria armazena energia para que seja possível circular à noite”.

A Lightyer pretende que o modelo seja capaz de gerar energia suficiente para percorrer 10 000-20 000 quilómetros anuais, dependendo da região do globo em que se encontre. Sendo tal a sua confiança no projecto que até já estão a ser aceites reservas para as dez unidades a produzir em 2019, através de um depósito reembolsável de 19 mil euros, ou seja, 10% do preço estimado do veículo. Se tudo correr como esperado, no ano seguinte serão produzidos mais cem exemplares.

A título de curiosidade, refira-se que o nome da empresa tev por inspiração o número de quilómetros que compõem um ano-luz (9,5 biliões), os mesmos que, anualmente, serão percorridos no planeta por veículos animados por motores térmicos. E que a Lightyear ambiciona possam ser percorridos, a partir de 2035, por veículos alimentados por energia solar.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon