CompararComparando ...

Fala com ele. VW intercomunicantes a partir de 2019

Artigo
Fala com ele. VW intercomunicantes a partir de 2019

Para reduzir a sinistralidade rodoviária, e suas consequências, será determinante a capacidade que os automóveis do futuro tenham para comunicar entre si,  e a própria infraestrutura de transportes. É por isso que, já a partir de 2019, a VW irá começar a equipar, de série, os seus modelos com uma ligação pWLAN, destinada a partilhar informação relevante acerca das condições do tráfego, entre veículos, mesmo de distintos fabricantes (car-to-car), e mesmo com a própria rede viária (car-to-X).

São incluídos nessa informação, por exemplo, dados relativos ao fluxo do trânsito, à ocorrência de acidentes e outros factores perturbadores do tráfego, e até elementos recolhidos pelos sensores dos veículos, a transmitir através da referida ligação pWLAN (norma IEEE 802.11p, eleita pela indústria como padrão para comunicação não proprietária entre veículos), num raio máximo de cerca de 500 metros. Sendo a natureza destes dados localizada, estes não serão armazenados, mas apenas transmitidos quando pertinente, pelo que não existirão custos de comunicação ou uma sobrecarga da rede de telemóveis para a respectiva partilha – estando ainda a ser desenvolvidos esforços conjuntos para garantir a obrigatória protecção e confidencialidade.

A tecnologia a ser desenvolvida pela VW permitirá informar e alertar o condutor para possíveis riscos que se lhe venham a deparar a breve trecho, mercê da sua capacidade para identificar potenciais perigos. Exemplos: um veículo que tenha efectuado uma paragem de emergência nas proximidades; ou, por outro lado, e quando as autoridades e os serviços de emergência também adoptarem esta tecnologia, o tempo e a distância a que estarão de um sinistro as equipas de socorro chamadas ao local.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon