CompararComparando ...

Nvidia parceira da VW, Volvo e Autoliv na condução autónoma

Artigo
Nvidia parceira da VW, Volvo e Autoliv na condução autónoma

Mais conhecida da maioria pelas suas placas gráficas, a Nvidia, além de produzir outros componentes informáticos (nomeadamente chips), está agora no centro das atenções pelos acordos que estabeleceu no domínio dos automóveis autónomos. E logo com dois construtores de dimensão mundial, a que se junta um dos maiores mais reputados fabricantes de sistemas de segurança para o sector automóvel.

A multinacional de tecnologia irá, por um lado, cooperar com a VW na área do software de auto-aprendizagem, que poderá vir a ser utilizado tanto na gestão dos fluxos de tráfego, como na função de tornar mais fácil o convívio entre humanos e máquinas no domínio da condução autónoma – será como que o “cérebro” dos sistemas de condução autónoma. Martin Hofmann, CIO do maior construtor europeu, considera que “A inteligência artificial é a chave para o futuro digital do Grupo VW. Queremos desenvolver e lançar nós mesmos sistemas de Inteligência Artificial de alta performance. É por isso que estamos a ampliar o conhecimento especializado que isso exige. A cooperação com a Nvidia representará um passo decisivo nessa direcção”.

Dúvidas houvesse acerca das competências da Nvidia nesta matéria, veja.se outra parceria por si estabelecida com a Volvo e a Autoliv, para o desenvolvimento de sistemas avançados de condução autónoma. As três empresas irão trabalhar em conjunto com a Zenuity, a recém-formada joint-venture de software para automóvel detida em partes iguais pelas duas empresas suecas, que se espera desempenhe um papel decisivo para que a Volvo possa cumprir o seu objectivo de já ter à venda, em 2021, automóveis com sistemas de condução autónoma de nível 4.

A agora anunciada associação prevê que Volvo, Autoliv e Zenuity recorram à plataforma de computação da Nvidia como base para os seus próprios desenvolvimentos de software destinados aos sistemas de condução autónoma da próxima geração. E nos quais a inteligência Artificial, na vertente da auto-aprendizagem, será decisiva para o reconhecimento de objectos no meio envolvente, logo, para o antecipar de potenciais riscos e para uma navegação segura.

Em causa estão sistemas que se pretende sejam capazes de comparar o conhecimento adquirido em tempo real (uma espécie de “consciência”) com um mapa de alta definição já conhecido, o que lhes permitirá estabelecer uma rota segura até ao destino definido, e conduzir ao longo da mesma de forma precisa, ajustando-se a todas as novas circunstâncias que se lhes deparem. Neste particular, está previsto que a Zenuity forneça à Volvo o software de condução autónoma para os seus modelos, ao mesmo tempo que a Autoliv também comercializará esse mesmo software a terceiros, através da sua rede de vendas, marketing e distribuição.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon