CompararComparando ...

Volvo estreita laços com Lynk & Co e Geely

Artigo
Volvo estreita laços com Lynk & Co e Geely

A Volvo e a Geely Holding, a empresa que adquiriu o construtor sueco, assinaram já um memorando de entendimento com vista à criação de uma nova joint-venture tecnológica que permita a partilha de tecnologias entre as várias marcas integradas no conglomerado chinês: a própria Volvo, a Geely e a Lynk & Co. Ao mesmo tempo, a casa de Gotemburgo passará a deter uma posição minoritárias mas significativa, no capital da Lynk & Co – que passa, assim, a ser detida pela Geely Honding, pela Geely Auto e pela Volvo.

O acordo agora estabelecido destina-se, ainda, a aprofundar as sinergias e as economias de escala entre as três marcas, por forma a permitir-lhes desenvolver mais rapidamente as tecnologias destinadas aos automóveis eléctricos da próxima geração. Aqui se incluindo a partilha de arquitecturas, plataformas e motorizações, bem como a aquisição conjunta de componentes – algo que já acontece em parte com a Volvo e a Lynk & Co, nomeadamente através da partilha da plataforma CMA que servirá de base ao futuro Série 40 da marca sueca..

Com sede na China, e uma subsidiária em Gotemburgo, a nova joint-venture será detida, em partes iguais, pela Volvo e pela Geely Holding, prevendo que os direitos relativos à propriedade intelectual da tecnologia a partilhar fiquem na posse da empresa que a tenha desenvolvido, mas esteja disponível para uso das três marcas através de acordos de licenciamento. Naturalmente que um dos principais pressupostos do acordo prende-se com a mobilidade eléctrica, mormente em termos do desenvolvimento e partilha de elementos como as células das baterias, os motores eléctricos e so sistemas de carregamento.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon