CompararComparando ...

Novo Rolls-Royce Phantom: o melhor automóvel do mundo?

Artigo
Novo Rolls-Royce Phantom: o melhor automóvel do mundo?

Está já pronta a oitava geração do Rolls-Royce Phantom, modelo lançado originalmente em 1925, e recorrentemente por muitos considerado, começando pelo seu fabricante, como o melhor automóvel do mundo. E a verdade é que são muitas as novidades apresentadas pelo novo modelo de topo da prestigiada marca britânica a concorrer para que tal se repita, ajudando a explicar um preço base superior a 400 mil euros à saída de fábrica.

Mantendo linhas que lhe são típicas, embora profusamente revistas e modernizadas, o Phantom VIII assenta numa nova plataforma modular integralmente em alumínio, mais evoluída, 30% mais rígida e que promete tornar as viagens ainda mais serenas, devido às suas superiores capacidades de isolamento acústico e vibracional. Desde já disponível numa versão “normal” e numa outra de distância entre eixos mais longa, esta será a base também para as futuras gerações do Ghost, do Wraith e do Dwan, assim como para o novo Cullinam e para os modelos feitos sob medida.

O motor V12 atmosférico do anterior modelo cede o seu lugar a uma nova unidade com a mesma arquitectutra, 6,75 litros de capacidade mas sobrealimentada por dois turbocompressores, capaz de oferecer um massivo binário máximo de 900 Nm logo às 1700 rpm, estando ao mesmo acoplada uma caixa automática ZF de dez velocidades. Já a nova suspensão, por triângulos sobrepostos na frente e com cinco braços atrás, dispõe de direcção às quatro rodas, amortecimento pneumático activo e um sistema que faz uso de duas câmaras para “ler” o terreno e antecipar a respectiva regulação.

Para alcançar o seu objectivo de criar o automóvel mais silencioso do mercado, a Rolls-Royce aplicou no novo Phantom nada menos do que 130 kg de material fonoabsorvente, ao mesmo tempo que recorreu a outros materiais com elevada capacidade de absorção acústica e a vidros com 6 mm de espessura em todos as janelas e nos dois pára-brisas. O interior é outra obra prima, exibindo materiais soberbos e não raro, exóticos, permitindo possibilidades de personalização virtualmente infindáveis e contando com pormenores deliciosos.

Neste particular, destaque para as mesas e os ecrãs do sistema de infoentretenimento traseiros eléctricos, para a consola traseira fixa com um bar integrado (com copos de whisky, um decantador, flutes de champagne e um frigorífico) e para as diversas áreas aquecidas quando está activado o sistema de aquecimento dos bancos (apoios de braços nas portas dianteiras, tampa da consola central dianteira, secção inferior dos pilares traseiros e apoios de braços traseiros laterais e central). O tablier de noca concepção também pode ser amplamente personalizado, já que a respectiva secção superior pode ser decorada, ou com uma das várias opções criadas pela Rolls-Royce em conjunto com diversos artistas e designers (como Liang Yuanwei, Helen Amy Murray e Thorsten Franck, ou o fabricante de porcelanas Mymphenberg), ou com o que o cliente entender por bem desenvolver com o artista que mais lhe agrade.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon