CompararComparando ...

Novo Toyota eléctrico com baterias inovadoras em 2022

Artigo
Novo Toyota eléctrico com baterias inovadoras em 2022

Segundo o diário japonês Chunichi Shimbun, a Toyota estará já a trabalhar num novo automóvel eléctrico, animado por um novo tipo de baterias que permitirão reduzir substancialmente os tempos de recarga e, ao mesmo tempo, incrementar de forma significativa a autonomia. Segundo a mesma fonte, o novo modelo deverá estar à venda no Japão em 2022, terá por base uma plataforma inédita e, não menos importante, recorrerá a baterias com electrólitos sólidos em vez de líquidos, o que também contribuirá para torná-las mais seguras.

Face às hoje dominantes baterias de iões de lítio, que necessitam de pelo menos 20-30 minutos para serem recarregadas, mesmo em modo de carga rápida, para uma autonomia média entre os 300-400 quilómetros, nas melhores aplicações, as novas baterias prometem tempos de recarga de poucos minutos e uma autonomia acrescida. A marca japonesa não é a única a trabalhar nesta tecnologia, mas é a primeira a anunciar prazos de implementação no mercado tão breves (confirmados por um próprio porta-voz da Toyota, mas sem especificar em que modelo) – a BMW, por exemplo, também tem dedicado especial atenção a esta solução, mas não prevê que a sua produção e comercialização em massa possa ocorrer senão dentro de cerca de dez anos.

Este é, ao mesmo tempo, mais um dado que confirmará a aposta recente da Toyota nos veículos 100% eléctricos, depois de muitos anos a defender que os híbridos e as fuel-cell seriam a solução do futuro. O facto é que o próprio presidente da marca criou recentemente um grupo de trabalho, supervisionado por si mesmo, para acelerar o desenvolvimento deste tipo de veículo, prevendo-se que já em 2019 a marca japonesa comece a produzir na China um novo modelo eléctrico, se bem que com base na plataforma do C-HR e ainda equipado com baterias de iões de lítio.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon