CompararComparando ...

Tesla não precisa de anunciar. Mas (boa) publicidade não lhe falta

Artigo
Tesla não precisa de anunciar. Mas (boa) publicidade não lhe falta

Um levantamento realizado pelo Automotive News permite identificar alguns dados interessantes relativos à Tesla e à forma como os seus modelos são promovidos sem que a marca dispenda qualquer montante em publicidade. Mesmo agora que, com o lançamento do Model 3, o fabricante de Palo Alto se apresta a entrar no grupo dos “grandes construtores”.

O próprio Elon Musk, CEO da Tesla, sublinha que a empresa não está a promover o seu modelo mais acessível, por não pretender pronunciar-se sobre algo que não pode fornecer, destacando que “se alguém encomendar um Model 3 agora, provavelmente só o receberá no final do próximo ano”. Ainda assim, os comentários dos seus clientes e a cobertura mediática têm sido mais do que suficientes para estimular a procura, pelo menos no futuro próximo, ao contrário do que sucede com os construtores convencionais, que investem somas astronómicas na publicidade aos seus modelos para manterem as suas quotas de mercado e aumentar a procura pelos seus automóveis eléctricos.

Dados referentes aos EUA indicam que só a Nissan gastou mais de 3,6 milhões de euros em publicidade ao Leaf no início do ano passado, com o modelo a vender 8531 exemplares nos sete primeiros meses de 2017, contra as 6856 unidades vendidas em igual período de 2016. Por seu turno, a General Motors terá investido mais de 3,1 milhões de euros na promoção do Bolt, o novo eléctrico da Chevrolet (Opel Ampera-e na Europa), nos três primeiros meses deste ano, tendo o veículo vendido 9563 exemplares desde Janeiro até final de Julho último – embora só em Agosto esta disponível em todo o território dos EUA.

Já a Tesla contará com praticamente meio milhão de pré-reservas para o Model 3, um número de encomendas que, decerto, ainda demorará muito tempo a satisfazer. Mas mesmo os Model S e Model X têm registado um crescimento de vendas, sendo ainda importante não esquecer o facto de qualquer comunicação de Elon Musk tender a tornar-se viral (para o que não deixarão de contribuir os seus mais de onze milhões de seguidores no Twitter), a que há que adicionar as excelentes críticas de que o Model 3 foi alvo por parte dos media, com 80% dos jornalistas que tiveram oportunidade de testá-lo a afirmarem que, podendo, eles próprios adquiririam um exemplar. Um verdadeiro case study

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon