CompararComparando ...

Descontos para substituir Diesel antigos podem custar milhões

Artigo
Descontos para substituir Diesel antigos podem custar milhões

Todos os fabricantes alemães, ou nos seus grupos integrados (como os do Grupo VW não instalados em solo germânico, como a Seat e a Skoda) têm em vigor agressivas campanhas de descontos que visam promover a troca de automóveis a gasóleo mais antigos (entre Euro 1 e Euroa 4), por um modelo da novo, já cumpridor das normas Euro 6, sendo mais uma medida tendente a reduzir o impacto desta tecnologia sobre o ambiente e, dessa forma, tentar evitar a respectiva proibição de circulação em várias cidades do país. No caso da VW, os incentivos, na Alemanha, aplicam-se à retoma de um modelo de qualquer fabricante e podem ir de 2000 euros na compra de um Up até 10 000 euros na aquisição de um Touareg – abrangendo, inclusive, a divisão de veículos comerdiais da marca de Wolfsburg.

Na Audi, a mesma medida prevê descontos que vão de 3000-10 000 euros, a Porsche oferece 5000 euros de desconto na compra de um Cayenne ou de um Panamera (medida válida em toda a Europa), a Seat prevê descontos que vão até 8000 euros e a Skoda de 5000 euros. À Bloomberg, um responsável do maior grupo automóvel europeu escusou-se a especificar qual o custo previsto da iniciativa, que estará em vigor até final do ano, mas adianta que o mesmo será da ordem dos “milhões de euros).

Já na Daimler, a Mercedes-Benz está a oferecer, a nível europeu, 2000 euros de incentivo na compra de um modelo novo a gasóleo ou hibrido plug-in por troca por um homologado segundo a norma Euro 4 ou anterior, com a smart a oferecer um desconto de 1000 euro na compra de um fortwo ou forfour eléctrico. Contas feitas pelo grupo apontam para que cerca de 300 mil automóveis por si fabricados, com motores euro 4, circulem ainda pela Europa, o que significa que se todos aderissem a esta campanha, o custo para a Daimler, em incentivos, seria de cerca de 600 milhões de euros.

Quanto à BMW, havia já anunciado que os seus clientes europeus que pretendam trocar um modelo a gasóleo mais antigo por um automóvel novo, seja o i3, um plug-in híbrido ou um animado por um motor térmico cumpridor das normas Euro 6, teriam um desconto de 2000 euros na respectiva compra.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon