CompararComparando ...

Ferrari Portofino: sucessor do California já está pronto

Artigo
Ferrari Portofino: sucessor do California já está pronto

Acaba de ser revelado pela Ferrari o seu novo modelo do tipo 2+2 com motor V8 e tejadilho rígido retráctil, destinado a substituir o California. Chama-se Portofino, tem a sua estreia oficial marcada para o próximo Salão de Frankfurt e promete constituir a combinação perfeita entre desportividade, elegância e conforto a bordo, assumindo-se, desde já, como a mais potente proposta do mercado do seu género: com nada menos do que 600 cv de potência (mais 40 cv do que no California T) e um binário máximo de 760 Nm, está apto a cumprir os 0-100 km/h em escassos 3,5 segundos, superando os 320 km/h de velocidade máxima.

Com 4586 mm de comprimento, 1938 mm de lagura e 1318 mm de altura, e assente num châssis totalmente novo, o Portofino garante, ainda, uma rigidez torsional superior à do California, não obstante ser significativamente mais leve do que o seu antecessor. Já o V8 a 90° de 3855 cc recebeu novos pistões e bielas, um circuito de admissão redesenhado, um sistema de escape totalmente renovado e uma gestão electrónica nova, que não só aumentou o seu rendimento e eficiência, como lhe garante uma sonoridade mais cativante, sobretudo com a capota recolhida.

Para fazer jus aos pergaminhos da marca do Cavallino Rampante no capítulo dinâmico, o Portofino é o primeiro Ferrari com esta configuração a fazer uso do diferencial traseiro de controlo electrónico E-Diff3 da terceira geração, integrado com o sofisticado controlo electrónico de estabilidade F1-Trac. Este é, ainda, o primeiro GT da marca de Maranello a montar a direcção de assistência eléctrica progressiva EPS, mais directa que no California, fazendo ainda parte do seu leque de atributos neste particular a suspensão com amortecimento pilotado SCM-E, a que cabe parte significativa da responsabilidade por garantir um comportamento de referência conjugado com um elevado conforto de marcha.

Por fim, mas não menos importante, bem pelo contrário!, o estilo: desenhado pelo próprio Centro de Design da Ferrari, o Portofino reclama para si o estatuto de ser o único descapotável com capota metálica removível a adoptar uma secção traseira do tipo fast-back. Teorias à parte, a verdade é que poucos ficarão indiferentes à beleza das suas linhas exteriores, marcadas pelos grupos ópticos integralmente por LED dispostos horizontalmente e pelo tejadilho de novo formato, passível de ser operado em andamento a baixa velocidade – existindo, para quando se circula a céu aberto, um deflector de vento que reduz em 30% o fluxo de ar no habitáculo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon