CompararComparando ...

smart vision EQ fortwo: eléctrico, autónomo e partilhável

Artigo
smart vision EQ fortwo: eléctrico, autónomo e partilhável

Uma nova visão de mobilidade urbana; um transporte público local individualizado, altamente flexível e totalmente eficiente. É assim que a smart apresenta o vision EQ fortwo, o seu mais recente protótipo e o primeiro veículo do grupo Daimler a dispensar por completo o volante e os pedais, a apresentar oficialmente dentro de dias no Salão de Frankfurt.

Integrado na nova submarca EQ do conglomerado germânico, que até 2022 lançará dez novos modelos totalmente eléctricos, o vision EQ fortwo foi criado a pensar, essencialmente, no conceito de car sharing – que se espera conte com qualquer coisa como cerca de 40 milhões de utilizadores em todo o mundo em 2025. Para tornar esta opção ainda mais apetecível, é totalmente autónomo, o que significa que não só dispensa o utilizador da tarefa de condução, podendo o seu tempo ser aproveitado para outras ocupações enquanto estiver a bordo, como poderá recolher esse mesmo utilizador (e outros eventuais passageiros) onde quer que ele(s) se encontre(m).

Apesar disso, também propõe diversas opções de personalização, destinadas a permitir aos utilizadores identificarem mais facilmente o seu veículo: seja o painel dianteiro com 105×40 cm (que informa se o veículo é ocupado por uma ou duas pessoas), as projecções laterais, as ópticas por LED, os farolins traseiros ou mesmo a “grelha” frontal, apta a comunicar através de mensagens com os outros utilizadores da via pública. As portas contam com uma película que pode ser activada, prestando informações várias sobre eventos locais, meteorologia ou notícias, entre outras. Tudo isto numa carroçaria de formas futuristas, com 2699 mm de comprimento, 1720 mm de lagura e 1535 mm de altura.

Os utilizadores podem, ainda, optar pela função de partilha “1+1”, isto é, acolher outro passageiro quando seguem a bordo. Os possíveis acompanhantes são sugeridos com base nos seus perfis de utilizadores e planos de viagem, podendo ser aceites ou rejeitados. Quando dois passageiros seguem a bordo, o ecrão de bordo informa acerca dos seus interesses comuns.

Como não podia deixar de ser, o vision EQ fortwo recorre a uma motorização eléctrica, alimentada por uma bateria de iões de lítio com 30 kWh de capacidade. Quando o veículo não estiver a ser utulizado, desloca-se de forma autónoma a um posto de carregamento para repor a carga da bateria, que também pode ser recarregada por indução ou fornecer energia à rede.

Quanto ao habitáculo, o painel de bordo foi substituído por um ecrã de 24”, os bancos são revestidos por uma pele sintética branca e o espaço foi aproveitado ao máximo. No piso, e sob os bancos, existem compartimentos destinados à arrumação de objectos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon