CompararComparando ...

Euro NCAP avalia a segurança de mais nove modelos

Artigo
Euro NCAP avalia a segurança de mais nove modelos

Ford Fiesta, Jeep Compass, Kia Picanto e Rio, Mazda CX-5, Mercedes Classe C Cabrio, Opel Ampera-e e Grandland X, e Renault Koleos. Foram estes os nove novos modelos incluídos na nova bateria de testes levada a cabo pelo euro NCAP. Na sua maioria, foram merecedores da classificação de cinco estrelas, mas um houve que não foi além das quatro, e dois que não receberam mais do que três – com os modelos coreanos a receberem mais uma quando equipados com os opcionais pacotes de segurança.

Ainda assim, o consórcio europeu responsável pela avaliação da segurança dos automóveis à venda no Velho Continente prefere destacar a aparente falta de robustez de alguns modelos quando sujeitos a embates laterais: no Jeep Compass, há um elevado risco de lesões no peito nestas circunstâncias; no Mercedes Classe C Cabrio, o airbag lateral não cobre totalmente a área de impacto num choque contra a barreira lateral para evitar lesões na cabeça das crianças; no Kia Picanto, o peito das crianças também merecia melhor protecção.

Globalmente, Ford Fiesta, Jeep Compass, Mazda CX-5, Mercedes Classe C Cabrio, Opel Grandland X e Renault Koleos receberam todos a classificação máxima nos testes do Euro NCAP. O Opel Ampera-e ficou-se pelas quatro, essencialmente porque, tal como o novo Insignia, relega para a lista de opções os avisadores de não colocação dos cintos de segurança traseiros – situação que Michiel van Ratingen, responsável máximo pelo organismo, considera “desapontante”.

Pelas três estrelas ficaram-se os Kia Picanto e Rio. Porém, quando equipados com o pacote de segurança opcional, o citadino coreano ganha mais uma estrela por passar a dispor da travagem autónoma de emergência, enquanto que o utilitário da marca de Seul chega mesmo às cinco estrelas porque, no seu caso, tal pack é composto pela travagem autónoma de emergência com detecção de peões e pelo assistente à manutenção na faixa de rodagem.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon