CompararComparando ...

Honda Urban EV Concept: eléctrico para a cidade em 2019

Artigo
Honda Urban EV Concept: eléctrico para a cidade em 2019

Como prometido, o Salão de Frankfurt serviu para a Honda apresentar mundialmente o Urban EV Concept, protótipo de um citadino totalmente eléctrico com quatro lugares, assente numa plataforma completamente nova e que indica, ainda, o rumo que a marca nipónica pretende seguir em termos de tecnologia e design no modelo de produção em série, com lançamento na Europa anunciado já para 2019. As linhas exteriores, simples, mas bastante cativantes, são um dos elementos fundamentais deste protótipo, merecendo destaque as proporções baixas e amplas; as proporções compactas, com o comprimento total a ser 10 cm inferior aos quatro metros anunciados pelo Jazz; o logo da marca na frente retroiluminado a azul (elemento que marcará presença em todos os futuros eléctricos da Honda); e a capacidade para exibir mensagens interactivas de vária índole no espaço existente entre as ópticas dianteiras.

No habitáculo, a par da uma boa visibilidade para o exterior (garantida pelos finos pilares dianteiros e pelo pára-brisas de generosas dimensões), merecem referência as portas de abertura invertida (para um mais fácil acesso); o enorme painel frontal “flutuante”, que engloba a coluna de direcção, um conjunto minimalista de botões e um enorme ecrã panorâmico, que se estende até aos painéis interiores das portas, funcionado aqui como espelhos, através da projecção de imagens captadas por câmaras digitais, em substituição dos convencionais retrovisores exteriores. Existe, ainda, um assistente pessoal virtual, de seu nome Automated Network Assistant, com função de auto-aprendizagem, capaz de detectar as emoções do condutor que definem as suas decisões, e escolher ou fazer sugestões em função dos dados recolhidos.

Sem adiantar quaisquer dados acerca da motorização eléctrica do Urban EV Concept, a Honda aproveitou a oportunidade para apresentar em Frankfurt o seu novo sistema de energia integrado Power Manager. Destinado a incorporar veículos eléctricos numa rede eléctrica inteligente, permite recolher e distribuir electricidade entre uma rede que inclui casas, empresas e veículos, e será primeiramente aplicado num projecto piloto em França. Ao mesmo tempo, a Honda fez saber que poretene incluir uma qualquer forma de proulsão em eléctrica em, pelo menos, dois terços dos automóveis novos que venha a vender a nível global a partir 2030, objectivo que é de 2025 no caso da Europa.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon