CompararComparando ...

Land Rover Discovery SVX: o mais radical de sempre chega em 2018

Artigo
Land Rover Discovery SVX: o mais radical de sempre chega em 2018

Ao Salão de Frankfurt a Land Rover levou uma proposta cuja nomenclatura deixa logo antever a afirmação feita pelo seu construtor acerca da mesma: é o seu mais radical modelo de sempre, com capacidades únicas para enfrentar mesmo as mais duras exigência no todo-o-terreno. Algo que começa a ser notório logo numa primeira observação do Discovery SVX, em que se destacam os pára-choques específicos com placas protectoras e argolas de reboque de cor laranja (cada qual com capacidade para rebocar mais de seis toneladas), o guincho eléctrico traseiro, os enormes pneus, a generosa altura ao solo ou as duas luzes adicionais na parte superior do veículo – a que se juntam outros detalhes específicos de índole mais estética, como as grelhas laterais com logótipo V8 ou as barras do tejadilho prateadas.

Para já, o Discovery SVX, o primeiro Land Rover da era moderna a recorrer a esta designação, é, apenas, a antecipação do modelo de produção em série, o primeiro a ser construído artesanalmente, a partir de 2018, no Centro Técnico da SVO (o departamento de veículos especiais da marca britânica). No interior, destaque para a combinação única de cores e materiais, e para os bancos perfurados com logotipo “X”. Pormenor interessante, a alavanca de comando da caixa de velocidades em forma de punho de pistola, uma novidade que, segundo a Land Rover, tem por objectivo fornecer ao condutor o melhor manuseamento da transmissão nas manobras em todo-o-terreno.

Ainda assim, é no plano tecnológico que o Discovery SVX mais se destaca. Sob o capot está o 5.0-V8 a gasolina sobrealimentado, com 525 cv e 625 Nm. O sistema anti-capotamento activo hidráulico H-ARC é uma novidade no Discovery, beneficiando da maior articulação dos eixos para melhorar o controlo dos movimentos da carriçaria e incrementar a tracção no fora de estrada. Ao mesmo tempo, os ângulos característicos, nomeadamente de ataque e saída, e a passagem a vau, foram melhorados graças à maior altura ao solo, à suspensão pneumática com amortecedores de novo curso e novos pivots de articulação, e aos maiores pneus de todo-o-terreno disponíveis no mercado – os Goodyear Wrangler de medida 275/55R20, com 815 mm de diâmetro e montados em jantes forjadas.

Para potenciar a sua capacidade de progressão no fora de estrada, o Discovery SVX conta com o bloqueio de diferencial central activo e traseiro electrónico e com um sistema Terrain Response 2 especialmente calibrado para optimizar a tracção em todas as superfícies. Incluindo, ainda, calibrações de software únicas para a caixa automática de oito velocidades, com caixa de transferência de duas velocidades, e para os sistemas Hill Descent Control (HDC), Electronic Traction Control (ETC), Adaptive Dynamics, Dynamic Stability Control (DSC), All-Terrain Progress Control (ATPC) e para a direção assistida elétrica variável (EPAS).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon