CompararComparando ...

Renault Symbioz antevê automóvel autónomo do futuro

Artigo
Renault Symbioz antevê automóvel autónomo do futuro

Como anunciado, a Renault revelou hoje, no Salão de Frankfurt, o Symbioz, protótipo que pretende materializar a visão da marca do losango dos veículos eléctricos, autónomos e conectados do futuro, em que se prevê que estes interajam com a casa e a cidade, entre si e com a própria infraestrutura viária. Neste estudo, automóvel e residência partilham a respectiva energia, numa rede gerida por uma inteligência artificial capaz de antecipar as necessidades de cada qual.

O Symbioz pretende, igualmente, funcionar como uma extensão da casa do seu utilizador, para o que conta com um espaçoso habitáculo, graças à colocação de dois motores eléctricos no eixo traseiro, alimentados por baterias alojadas sob o piso do veículo. O painel de instrumentos retráctil e os bancos dianteiros rotativos permite que este se torne numa espécie de lounge quando no modo de condução totalmente autónoma.

De sublinhar que a Renault garante ter disponível para testes, até ao final do presente ano, um veículo experimental de demonstração – eléctrico, autónomo e conectado – capaz de materializar já algumas das soluções apresentadas pelo Symbioz. E que não só integrará a visão a médio prazo da marca francesa, como antecipará a tecnologia a instalar nos seus automóveis num futuro próximo, inculindo uma versão mais evoluída do sistema Multi-Sense, capaz de adaptar o ambiente e a experiência de condução ao estado de espírito e/ou necessidades do utilizador, soluções de serviços de mobilidade e conectados da nova geração e uma tecnologia de condução autónoma a implementar nos modelos de produção de forma progressiva.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon