CompararComparando ...

Audi R8 V10 RWS: tracção apenas traseira em edição limitada

Artigo
Audi R8 V10 RWS: tracção apenas traseira em edição limitada

Ao melhor estilo da versão de competição R8 LMS GT 4, a Audi decidiu criar, para os mais puristas, uma variante de tracção apenas traseira do seu superdesportivo. Disponível para encomenda a partir do Outono, estando a entrega das primeiras unidades a clientes prevista paea o início de 2018, o novk R8 V10 RWS (acrónimo de Rear Wheel Series) será produzido à mão na fábrica de Böllinger Höfe e proposto numa edição limitada a 999 exemplares, a repartir pelas versões Coupé e Spyder.

Visualmente, e no exterior, a diferença do R8 V10 RWS para os restantes membros da sua gama é ditada por elementos como a grelha frontal e as entradas de ar dianteiras e traseiras em preto mate; pela lâmina lateral superior (no Coupé) em preto brilhante, e a inferior na cor da carroçaria; e pelas jantes pretas em alumínio de 20” com cinco braços em “V” (revestidas por pneus 245/35 na frente, e 295/35 atrás) – sendo uma opção os autocolantes que replicam as listas longitudinais que caracterizam o R8 LMS GT 4. Já no habitáculo, menção para os bancos desportivos revestidos a pele e Alcantara (baquets disponíveis em opção) e para a placa identificativa de cada exemplar desta série especial aplicada no tablier.

Em posição central traseira está montado um dos últimos motores naturalmente aspirados deste segmento, o 5.2-V10 com 540 cv e 540 Nm., capaz de permitir ao R8 V10 RWS cumprir os 0-100 km/h em 3,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior a 320 km/h (3,8 segundos e 318 km/h no Spyder). Face ao R8 “normal”, com tracção integral quatro, o peso baixou 50 kg no Coupé e 40 kg no Spyder, sendo, respectivamente, de 1590 kg e 1680 kg, repartido numa proporção de 46,9/59,4 no primeiro caso, e de 40,4:59,6 no segundo.

Para lidar da forma ideal com a tracção traseira, châssis e sistemas de controlo dinâmico do veículo contam com afunações específicas, permitindo mesmo realizar derrapagens controladas caso o condutor elega o modo de condução dynamic e selecione a função Sport do controlo eletrônico de estabilidade, que apenas intervém nos limites.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon