0
Posted Outubro 19, 2017 by António de Sousa Pereira in |Notícias
 
 

Toyota Fine-Comfort Ride: fuel cell com 1000 km de autonomia

Mais uma novidade prometida pela Toyota para o próximo Salão de Tóquio: o protótipo de uma berlina de prestígio de nova concepção, com motorização eléctrica alimentada por fuel cells, capaz de oferecer até mil quilómetros de autonomia. Denominado Fine-Comfort Ride, o estudo deu origem a um automóvel com 4830 mm de comprimento, 1950 mm de largura, 1650 mm de altura e 3450 mm de distância entre eixos, e uma carroçaria de formas originais, em forma de diamante, com portas laterais traseiras de correr, e que vai estreitando no sentido da secção dianteira, e alargando no sentido oposto, a partir do seu ponto central – assim maximizando o espaço disponível na segunda fila de bancos e optimizando a aerodinâmica.
O interior é um dos elementos chave do Fine-Comfort Ride, visando oferecer uma experiência de alto valor aos que nele viagem. O ecrã de bordo táctil permite a todos os ocupantes acederem à informação, por estar disposto em torno dos mesmos; os bancos oferecem uma multiplicidade de regulações, para facilmente se ajustarem a todo o tipo de estatura ou utilização (os da segunda fila podem, inclusivamente, transformar-se em camas, ao estilo das cadeiras da classe executiva), estando até aptos a rodas sobre si próprios, para ciar uma configuração interior mais favorável ao convívio.
A motorização, essa, conta com motores elétricos integrados nas rodas colocadas bem nos extremos da carroçaria. A sua fonte energética é o hidrogénio, transformado em electricidade por fuel cells, para uma autonomia máxima na ordem dos mil quilómetros.


António de Sousa Pereira