CompararComparando ...

Nissan IMx: protótipo de SUV eléctrico e autónomo mostrado em Tóquio

Artigo
Nissan IMx: protótipo de SUV eléctrico e autónomo mostrado em Tóquio

Visão de futuro da estratégia Mobilidade Inteligente da Nissan, o IMx é o protótipo de um SUV de propulsão exclusivamente eléctrica, com mais de 660 quilómetros de autonomia e condução totalmente autónomo, hoje mesmo revelado pela marca no Salão de Tóquio. Um dos seus maiores argumentos, a evolução futura do sistema de condução ProPilot, já com um modo totalmente autónomo, que, quando activado, “esconde” o volante no painel frontal e reclina todos os bancos, efectuando a operação inversa quando o condutor volta a optar pelo modo de condução manual. O IMx possiu ainda a capacidade de, autonomamente, encontrar um lugar de estacionamento em que possa ligar-se a um posto de carregamento, e não só carregar a bateria, como fornecer energia à rede.

Tendo por base a nova plataforma EV da Nissan, para automóveis totalmente eléctricos, o IMx conta com um piso totalmente plano, por forma a optimizar o espaço interior e a dinâmica de condução, um baixo centro de gravidade e dois motores eléctricos  (um por eixo), que lhe asseguram a tracção integral, além de oferecerem uma rendimento combinado de 435 cv e 700 Nm. A bateria de alta capacidade e elevada densidade energética assegura uma autonomia superior a 600 quilómetros com uma única carga.

Visualmente, o IMx é marcado pelas linhas angulosas, dominadas pela característica grelha de formato em “V” da Nissan, e pela separação evidente das suas várias secções. Já o interior pretende transmitir uma sensação de ampla habitabilidade, contando, também, com um painel de instrumentos por OLED que projecta, como imagem de fundo, o ambiente exterior, e pode ser controlado pelo simples movimento dos olhos do condutor, graças ao recurso à inteligência artificial (o que permite reduzir substancialmente o número de botões e outros comandos físicos). Já os quatro bancos individuais “suspensam” exibem um padrão diagonal cortado a laser, com encostos de cabeça concebidos num material à base de silicone e molduras produzidas por impressão 3D.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon