CompararComparando ...

Terzo Millennio: Lamborghini e MIT estudam superdesportivo eléctrico

Artigo
Terzo Millennio: Lamborghini e MIT estudam superdesportivo eléctrico

A Lamborghini associou-se a dois laboratórios do MIT para criar o Terzo Millenio, um estudo do que poderá ser o primeiro superdesportivo da marca de Sant’Agata Bolognese de propulsão exclusivamente eléctrica. A ocasião é celebrada pela marca italiana através da revelação deste novo conceito também de estilo, com o “Lamborghini do Terceiro Milénio” a antever, fisicamente, as teorias de design e tecnologia do futuro, obviamente sem nunca abdicar dos pergaminhos inerentes a qualquer criação da casa italiana tem termos de estilo, performance e emoção.

Destinado aos futuros amantes dos superdesportivos, o projecto Terzo Millennio tem como objectivo antecipar o futuro em termos de sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design visionário e emoção. E é nas duas primeiras vertentes que os laboratórios Dinca Research Lab e Mechanosynthesis Group, do MIT, trabalham activa e conjuntamente com o fabricante transalpino.

No caso dos sistemas de armazenamento de energia, a meta é dispensar as baterias convencionais e investigar o potencial dos supercondensadores para equipar o Terzo Millennio, em linha com a utilização de supercondensadores de baixa voltagem no Aventador iniciada há já cinco anos. Tudo correndo de feição, o próximo passo será o desenvolvimento de um sistema de armazenamento de energia baseado nesta tecnologia, capaz de disponibilizar altos picos de potência e de regenerar energia cinética, sem excessivos condicionamentos decorrentes da passagem do tempo ou do número de ciclos de recarga durante o tempo de vida útil do automóvel.

Para que esta evolução nos sistemas de armazenamento de energia seja possível, é imperioso que também se alteram alguns dos materiais hoje utilizados, e respectivas funções, com a Lamborghini a apostar no reforço do seu papel de líder na concepção e produção de estruturas e componentes em fibra de carbono, tornando-os ainda mais leves e resistentes. A investigação ruma, agora, no sentido de desenvolver novos métodos de produção para a fibra de carbono (o material utilizado na carroçaria do Terzo Millennio), que também deverá servir como acumulador de energia, assim permitindo que toda a carroçaria do veículo possa funcionar como um sistema de armazenamento de energia.

O projecto Terzo Millenio visa, igualmente, desenvolver uma tecnologia que monitorize em permanência a estrutura em fibra de carbono, tanto a visível como a não visível, por forma a que possam ser de imediato identificados danos e rupturas na subestrutura em caso de acidente. Quando tal acontecer, tem início um processo de “auto-reparação”, através de micro-canais preenchidos com compostos químicos de reparação, capazes de eliminar o risco de pequenas rupturas se propagarem à estrutura.

Para animar o Terzo Millennio, foi eleito um grupo motopropulsor composto por um motor eléctrico integrado em cada roda, o que desde logo garante a tracção integral com controlo individual do binário, sendo estes alimentados por um sistema de transmissão de energia sem fios. A Lamborghini garante ainda que o seu protótipo oferecerá uma dinâmica até hoje desconhecida de um automóvel eléctrico, bem como um cockpit virtual que, entre outras funcionalidades, permitirá que o condutor seja “auto-conduzido” numa qualquer pista como se ao volante estivesse um piloto profissional, antes de tomar o controlo das operações – podendo, a partir de então, tentar acompanhar o desempenho do veículo virtual, através de uma projecção, em tempo real, da volta ideal por este realizada.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon