CompararComparando ...

Euro NCAP avalia mais oito modelos. Volvo XC60 o melhor de 2017

Artigo
Euro NCAP avalia mais oito modelos. Volvo XC60 o melhor de 2017

O Euro NCAP levou a cabo mais uma ronda de testes, que abrangeu oito novos modelos, e em que apenas o VW Polo da nova geração não pertence à classe dos SUV, tendo na sua companhia o Citroën C3 Aircross, Mitsubishi Eclipse Cross, Opel Crossland X, Seat Arona, Skoda Karoq, Volvo XC60 e o “português” VW T-Roc. Todos foram avaliados nas suas especificações de série, ou seja, sem pacotes opcionais de dispositivos de segurança e/ou auxílio à condução, e todos receberam a classificação máxima de cinco estrelas, pese embora alcançando resultados parciais distintos nas diversas áreas em análise.

Globalmente, o Volvo XC60 foi o que melhores resultados obteve, assumindo-se mesmo como o modelo mais seguro entre todos os avaliados até ao momento pelo Euro NCAP em 2017, igualando o desempenho do seu “irmão” mais velho, o XC90, neste particular: 98% na protecção dos passageiros adultos, 87% na protecção das crianças, 76% na protecção dos peões e 95% nos dispositivos de auxílio à condução. Não muito distante ficou o Mitsubishi Eclipse Cross, com 97% na protecção dos passageiros adultos, 78% na protecção das crianças, 80% na protecção dos peões e 71% nos dispositivos de auxílio à condução.

Óptimo desempenho também para os dois modelos do Grupo VW. O novo Polo conseguiu 96% na protecção dos passageiros adultos, 85% na protecção das crianças, 76% na protecção dos peões e 59% nos dispositivos de auxílio à condução; o T-Roc, fabricado pela Autoeuropa, em Palmela, registou 9% na protecção dos passageiros adultos, 87% na protecção das crianças, 79% na protecção dos peões e 71% nos dispositivos de auxílio à condução.

Ainda no universo do Grupo VW, dois SUV de distinta origem: um espanhol o outro checo. No caso do Seat Arona, foi classificado com 95% na protecção dos passageiros adultos, 80% na protecção das crianças, 77% na protecção dos peões e 60% nos dispositivos de auxílio à condução. Já o Skoda Karoq registou 93% na protecção dos passageiros adultos, 79% na protecção das crianças, 73% na protecção dos peões e 58% nos dispositivos de auxílio à condução.

Por fim, dois SUV de porte contido, hoje “primos” no seio do Grupo PSA, e baseados na mesma plataforma. O Opel Crossland X recebeu 85% na protecção dos passageiros adultos, 84% na protecção das crianças, 62% na protecção dos peões e 57% nos dispositivos de auxílio à condução. Com o Citroën C3 Aircross a alcançar 85% na protecção dos passageiros adultos, 82% na protecção das crianças, 64% na protecção dos peões e 60% nos dispositivos de auxílio à condução.

A propósito desta nova bateria de testes, Michiel van Ratingen destacou o resultado obtido pelo SUV sueco, aproveitando para sublinhar que os padrões de exigência estabelecidos pelo consórcio são perfeitamente exequíveis desde que os fabricantes estejam dispostos a investir em segurança. Acrescentando, até, que, no próximo ano, os critérios serão revistos, tornando ainda mais difícil alcançar uma classificação máxima de cinco estrelas.

O secretário-geral do Euro NCAP reforçou, ainda, a evolução que se tem registado em termos de segurança nos segmentos com maior expressão nas tabelas de vendas, nomeadamente entre os utilitários, lembrando os excelentes resultados alcançados por Nissan Micra, Ford Fiesta, Seat Ibiza e VW Polo – expressando, por isso, o seu desejo de que a Renault lhes possa seguir, a seu tempo, as pisadas com o Clio, líder da classe no mercado europeu.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon