CompararComparando ...

Novo Mercedes Classe G pronto para Detroit. Interior revelado

Artigo
Novo Mercedes Classe G pronto para Detroit. Interior revelado

Verdadeiro ícone da industria automóvel, em geral, e dos veículos de todo-o-terreno, em particular, com mais de 300 mil unidades vendidas desde 1979 até hoje, o Mercedes Classe G está, enfim, prestes a conhecer uma nova geração, após quatro décadas no activo – estando agendada a respectiva revelação oficial já para Janeiro, no Salão de Detroit. Mas as mudanças operadas no “mito” poderão são ser tão radicais quanto a lendária postura do modelo, dos mais preparados do mercado para as aventuras mais extremas: a marca da estrela apenas revela o interior totalmente reformulado do novo modelo, mas sempre vai anunciando que as linhas se mantêm praticamente inalteradas, embora haja ainda que contar com uma substantiva evolução tecnológica.

Conte-se, por isso, com a manutenção de elementos tão típicos quanto funcionais, como os característicos puxadores das portas, os frisos de protecção exteriores, a roda suplente no exterior do portão traseiro e os “piscas” salientes, de novo combinados com linhas assumida e propositadamente angulosas. Já o habitáculo evoluirá de modo mais notório, se bem que mantendo a ligação visual ao exterior através de soluções como as saídas de ventilação redondas (evocativas dos faróis redondos), a geometria dos altifalantes (que remete para os emblemáticos “piscas”), além de continuar a incluir elementos tão distintivos do Classe G como a pega em frente à porta do passageiro da frente ou os interruptores com revestimento cromado para os bloqueios do diferencial.

Ao mesmo tempo, o condutor passar a poder controlar na íntegra o sistema de infoentretenimento através dos botões tácteis no volante já conhecidos de modelos como os Classe S pu Classe E, usufruindo de uma posição de condução propositadamente próxima do pára-brisas, para garantir uma visibilidade panorâmica do que o envolve. O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado, incluindo de série os clássicos instrumentos analógicos, mas estando disponível, em opção, a solução que integra dois ecrãs de 12,3”, um servindo de painel de instrumentos totalmente digital e configurável, e outro como monitor do sistema de infoentretenimento.

Qualidade é outro termo que promete não ser palavra vã no novo Classe G, que mesmo na versão de acesso contará já com revestimentos em madeira porosa, exibindo, ainda, aplicações metálicas ou em fibra de carbono e bancos em pele. Outras vertentes que prometem evoluir notoriamente são a da disponibilização de compartimentos para a arrumação de objectos e, sobretudo, a da habitabilidade: sem nada adiantar quanto às dimensões exteriores do novo Classe G, a Mercedes afirma que o espaço para pernas cresceu 38 mm na frente e 150 mm atrás; que a largura ao nível dos ombros aumentoiu 38 mm na frnete e 27 mm atrás; e que a largura ao nível dos braços foi ampliada em 68 mm na frente e 56 mm atrás.

Para mais, o banco traseiro é rebatível assimetricamente; o banco do condutor conta com regulações eléctrica e memória de posição; os bancos são aquecidos à frente e atrás; e os encostos de cabeça dianteiros prometem ser particularmente luxuosos. Com o opcional pack Active Multicontour Seat a incluir os bancos dianteiros multicontorno com vários programas de massagem, climatização e aquecimento rápido, e regulação elétrica do apoio lombar.

Aliás, em termos de equipamento, a Mercedes anuncia já que o novo Classe G ira propor dois packs de equipamento de exclusivos. Um deles é o Exclusive Interior, disponível em sete cores, com revestimento inteirior do tejadilho em microfibra de cor preta e  saídas de ventilação prateadas. Já o Exclusive Interior Plus inclui elementos adicionais em pele, caso do revestimento das portas, secções da consola central, painel de instrumentos e estofos, neste caso com acolchoamento em padrão diamante. Pela primeira vez, é também possível encomendar o interior totalmente em cor clara (bege macchiato), que abrange todas as superfícies, do piso ao tejadilho.

A linha AMG pode ser combinada com todas as três versões, sendo aqui os bancos em preto combinados com pespontos contrastantes em vermelho (também aplicados no painel de instrumentos, nas portas e na consola central ), cintos de segurança vermelhos e volante desportivo com secção inferior plana.

Quanto às linhas exteriores, e à tal evolução tecnológica e mecânica, a Mercedes prefere manter o suspense até ao início de 2018. Mas não deixa de lembrar que todas as unidades do Classe G, produzido em Graz, são testadas na montanha de Schöckl, nas imediações da fábrica, por isso cada exemplar ostentando tal certificação na forma de uma insígnia colocada na base dos pilares centrais.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon