CompararComparando ...

Mercedes bate recordes em Portugal em 2017. E 2018 também promete

Artigo
Mercedes bate recordes em Portugal em 2017. E 2018 também promete

Graças a um crescimento de 6,3% face a 2016, a Mercedes registou em 2017 o seu melhor ano de sempre, em termos de vendas, em Portugal, acabando por ser nada menos do que a quarta marca mais vendida no mercado português (e tendo ficado a cerca de apenas 200 unidades do “Top 3”…), com uma quota de mercado de 7,3%, das mais elevadas de toda a Europa. O ano que acaba de findar também foi benfazejo para a smart, que, em 2017, com 3126 automóveis vendidos (137 dos quais eléctricos), registou no mercado luso o seu segundo melhor ano de sempre, mas alcançando uma quota de mercado de 1,41%, ou seja, a mais elevada a nível mundial, à frente de Itália, tendo sido, também, a segunda marca que mais eléctricos vendeu entre nós.

Parcelarmente, o construtor germânico vendeu, ainda, 16 273 automóveis Mercedes-Benz, 1728 comerciais ligeiros (divisão em que se integra a novíssima pick-up Classe X) e 724 veículos pesados, através da sua divisão Mercedes-Benz Trucks. Outros dados interessantes relativos ao desempenho da marca da estrela no ano passado, em território português: aumento de 89,5% das vendas de híbridos plug-in; 151 unidades vendidas de modelos Mercedes-AMG (+25% do que em 2016); financiamento, por parte da Mercedes-Benz Financial Services, de 53% do total das vendas da Mercedes-Benz, e de 65% do total das vendas da smart; e o facto de, desde que o novo Classe A foi lançado, este ter sido o primeiro ano em que a gama (Classe A, Classe B, CLA e GLA) não foi a mais vendida em Portugal, lugar ocupado pela Classe C (incluindo berlina, carrinha, coupé, cabrio e GLC/GLC Coupé).

A título de curiosidade, refira-se que um dos 225 exemplares que serão construídos, até 2020, do hiperdesportivo Project One destina-se a Portugal, um negócio fechado em Agosto passado, e que envolveu qualquer coisa como três milhões de euros. E que não se terá repetido apenas por falta de mais quota para o nosso país…

2018 repleto de novidades

Mas se o ano que passou foi excelente para a Mercedes, em Portugal e não só, o que agora mesmo se iniciou não o deverá ser menos, a julgar pelo número e importância das novidades que aí vêm. Ainda este mês inicia-se a comercialização no nosso país do restyling dos S Coupé e S Cabrio, a que se seguirá, já em Fevereiro, o lançamento do E 300 d, equipado com a nova derivação de 245 cv do motor turbodiesel de 2,0 litros da casa de Estugarda.

A 2 de Fevereiro será tempo de conhecer, em Amsterdão, uma das propostas mais importantes da Mercedes em qualquer país da Europa, e muito especialmente em Portugal: a muito aguardada nova geração do Classe A – modelo que será lançado no mercado nacional a 3 de Maio, e, por uma questão de produção, e satisfação da procura inicial, no primeiro ano de existência apenas será proposto com caixa automática. Ao nível dos motores, destaque para um novo turbodiesel de 116 cv; para um inédito 1.4 a gasolina totalmente desenvolvido pela Mercedes, capaz de oferecer 163 cv (numa versão do modelo que se chamará A 200 em Portugal), e que em 2019 surgirá a equipar também uma variante híbrida plug-in em cojunto com motor eléctrico de 82 cv, para uma potência combinada superior a 240 cv e emissões de CO2 inferiores a 80 g/km; e para uma, também inédita, versão AMG A 35 com cerca de 300 cv, destinada aos que pretendem maior desportividade mas não chegam ao A 45, que nesta geração irá oferecer mais de 400 cv.

Em Março chegará o novo CLS, em Maio o novo Classe G (que será oficialmente revelado dentro de dias, no Salão de Detroit), naquela que é anunciada como a mais importante evolução técnica alguma vez recebida por este emblemático todo-o-terreno, já com quatro décadas de carreira. Em Julho chegará a actualização de outro modelo de grande importância para a Mercedes, o Classe C, num facelift que foi ainda aproveitado para introduzir uma nova geração de motores, incluindo o novo 1.6 a gasolina, o 2.0d de 245 cv e o aumento de potência da versão C 220 d de 170 cv para 194 cv.

Passado o verão, o grande momento da Mercedes, em termos de novidades, será o mês de Outubro, o escolhido para lançar tanto o AMG GT4 (no que pode ser considerado como o rival da marca da estrela do Porsche Panamera) como a versão híbrida plug-in a gasóleo do Classe E, modelo que dará, seguramente, muito que falar, ao associar o motor 2.0d a um motor eléctrico para oferecer 316 cv de potência e emissões de CO2 inferiores a 70 g/km.

Mais do que Mercedes

Mas o mundo da marca da estrela vai para além da própria Mercedes-Benz e suas submarcas, e passou recentemente a contar com a EQ, uma nova marca, que a partir de 2018 terá direito à sua própria comunicação, sendo a sua missão não só “electrificar” os modelos híbridos plug-in da Mercedes-Benz, Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, como propor a sua gama específica de automóveis totalmente eléctricos. O primeiro chama-se EQ C, tem lançamento marcado para 2019 e será como que a versão eléctrica do GLC; em 2020 chegarão o EQ A (modelo destinado ao segmento do Classe A ) e o EQ B (versão eléctrica de um SUV com sete luagres, que será disponibilizado também em versões mais convencionais sob a desingação GLB); em 2021 será tempo de conhecer os EQ E e EQ S, como que os rivais do Tesla Model S, um posicionando-se ligeiramente abaixo deste, o outro ligeiramente acima (e o primeiro prometendo uma autonomia de 780 cv); com o lançamento do primeiro ciclo de novos modelos da marca a encerrar-se em 2022 com a chegada de mais dois SUV, um para o segmento do GLE, o outro para o segmento o GLS (e, obviamente, com sete lugares).

Quanto à smart, e no ano em que comemora o seu 20º aniversário, e mais de dois milhões de unidades vendidas desde a sua criação, 2018 será o ano do lançamento do forfour Crosstown, em Abril, e de várias séries especiais em Julho, entre as quais a que celebra essas duas décadas de existência. Sendo sempre de recordar que, a partir de 1 de Janeiro de 2020, a smart passará a vender apenas modelos de propulsão exclusivamente eléctrica.

Por fim, e como nem tudo passa pelas novidades, ou mesmo pelos automóveis novos, registe-se que 2018 será o ano do lançamento em Portugal de um novo programa de usados certificados da Mercedes, que, entre outros atributos, incluirá uma garantia de 24 meses, o check-up de uma centena de pontos específicos e a revisão mais próxima da quilometragem que o veículo registe no momento da venda.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon