CompararComparando ...

Mercedes revela oficialmente novo Classe G em Detroit

Artigo
Mercedes revela oficialmente novo Classe G em Detroit

A Mercedes começa em grande o ano de 2018, com a revelação de nada menos do que quatro novos modelos. Em Detroit, e como prometido, no ano em que este comemora os seus 40 anos de existência, foi revelado o “novo” Classe G, anunciado como um verdadeiro G, mas melhor em todos os domínios, com boa parte do desenvolvimento a centrar-se no aumento da rigidez estrutural (que chega a ser de +55%) e das ligações entre a suspensão e restantes elementos mecânicos com o clássico quadro de longarinas e travessas.

Visualmente, e como a marca da estrela tinha já feito saber, as alterações não são radicais, por forma a manter a identidade deste mítico todo-o-terreno, continuando a marcar presença elementos emblemáticos como as pegas das portas salientes, as robustas protecções exteriores da carroçaria, a roda suplente montada no exterior do portão traseiro ou os piscas proeminentes. Mas as superfícies foram , na sua maioria, suavizadas, os guarda-lamas e os pára-choques estão, agora, melhor integrados na estrutura e os grupos ópticos por LED são mais um sinal da modernidade daquela que é a mais significativa evolução registada pelo Classe G em quatro década de vida.

Já no interior foi operada quase uma revolução. Desde logo, o aumento das dimensões em 53 mm em comprimento e 121 mm em largura não só tornou o modelo ainda mais imponente, como permite à Mercedes anunciar quotas de habitabilidade mais generosas em todos os sentidos, com o valor que mais progrediu a ser o espaço para pernas atrás. A decoração mais moderna, os materiais de qualidade de nível superior e a atenção ao detalhe são outros factores a ter em conta, merecendo aqui referência as saídas de ventilação evocativas dos típicos faróis redondos dianteiros, ou o formato dos altifalantes a remeter para o formato dos “piscas”, não deixando de marcar presença elementos como a pega para o passageiro dianteiro ou os três botões cromados destinados a operar o bloqueio dos diferenciais.

Por seu turno, os bancos, de série revestidos a pele, são mais ergonómicos e oferecem um superior apoio lateral, contando o do condutor com regulação eléctrica e memória, e os dianteiros e traseiros com aquecimento (em opção, estão disponíveis os bancos multicontorno, climatizados e com função de massagem, e os luxuosos escostos de cabeça dianteiros. De série, o painel se instrumentos, embora totalmente redesenhado, conta com os tradicionais mostradores redondo, sendo em opção proposto o painel de instrumentos totalmente digital, em tudo semelhante ao conhecido dos novos Classe S e Classe E, composto por um ecrã com as mesmas 12,3” daquele que serve o sistema de infoentretenimento, montado na consola central (passível de comandar através de um touchpad), totalmente configurável pelo utilizador, assim exibindo a informação que a este mais convém a cada momento, que pode ainda escolher entre três ambientes: Classic, Sport e Progressive.

Dinamicamente, a casa de Estugarda garante que o novo Classe G está mais eficaz e ágil em estrada, e ainda mais competente fora dela, até porque graças ao recurso a novos materiais, como o aço de alta resistência e o alumínio (para o capot, portas e guarda-lamas), e à optimização dos processos de fabrico, o modelo perdeu nada menos do que 170 kg face ao seu predecessor. Há, também, que contar com uma nova suspensão, por triângulos sobrepostos na frente (sem subchâssis, montada directamente na estrutura) e eixo rígido traseiro (guiado por quatro braços de cada lado da barra Panhard), o que muito ajudou a incrementar as aptidões TT do renovado Classe G: ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 31° (+1°), ângulo ventral de 26° (+1°), passagem a vau de 700 m (+100 mm), altura ao solo de 270 mm na frente, 241 mm entre eixos e 241 mm atrás.

Novidade é, ainda, o sistema Dynamic Select com cinco modos de funcionamento, que ajusta a reposta do amortecimento pilotado, do acelerador, da caixa e da direcção para assegurar o melhor controlo em curva, e as melhores capacidades no fora de estrada, oferecendo cinco modos de funcionamento: Comfort, Sport, Eco, Individual e G, este último automaticamente activado sempre que os três diferenciais estão bloqueados, ou que as “redutoras são seleccionadas. Dois atributos que, como não podia deixar de ser, continuam a fazer parte do leque de trunfos do Classe G.

Numa fase inicial, o modelo será proposto na versão G 500, animada pelo motor 4.0-V8 biturbo com 422 cv de potência e um binário máximo de 610 Nm, constante entre as 2000-4750 rpm, combinado com a caixa automática 9G-Tronic de nove relações. Em breve deverá ser anunciada a inclusão na gama também de uma variante de seis cilindros, mas, por ora, nada é ainda oficial.

A chegada ao mercado do novo Classe G está marcada para Maio, iniciando-se os preços, na Alemanha, nos €107 040, valor equivalente ao praticado pela geração anterior, não obstante toda a evolução sofrida pelo modelo, e a inclusão não só de um equipamento de série mais completo, como de novos sistema de assistência à condução. Em Julho chegará a versão mercedes-AMG G 63, havendo que aguardar pelo início de 2019 para aceder à opção turbodiesel, na forma do G 350 d.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon