CompararComparando ...

Renault há 20 anos consecutivos na liderança do mercado português

Artigo
Renault há 20 anos consecutivos na liderança do mercado português

A Renault está a celebrar o 20º ano consecutivo na liderança do mercado automóvel português. E assume, desde já, como objectivo para 2018 manter a primeira posição no ranking das vendas de automóveis novos no nosso país.

Quanto a 2017, o ano a que corresponde a efeméride, a marca francesa, entre automóveis de passageiros e comerciais ligeiros, vendeu 37 785 dos 260 654 veículos vendidos em Portugal dos passados doze meses, mais 7,6% do que em 2016, a que correspondeu uma quota de mercado de 14,5%, o valor mais elevado registado pela casa do losango entre nós desde 2004. Mas, no que ao Grupo Renault diz respeito, ou seja, somando os resultados obtidos por Renault e Dacia, 2017 foi o seu melhor ano dos últimos 28 em termos de vendas, e o melhor desde 1989 em termos de quota de mercado (17,14%). Para a história fica, ainda, o facto de a Renault ter liderado o mercado português em 32 dos 38 anos que conta com presença directa em Portugal.

Não surpreenderá, assim, que o automóvel preferido dos portugueses em 2017 seja oriundo da Renault, tendo o galardão sido atribuído ao Clio (com 12 743 unidades vendidas), o que acontece pelo quinto ano consecutivo – ou seja, o utilitário foi sempre o automóvel mais vendido em Portugal desde que, em 2013, foi lançada a sua quarta geração. Da gama da marca de Billancoutt provêm, também, o terceiro modelo mais vendido em Portugal (o Mégane, que, nos últimos quinze anos, só por uma vez não esteve no Top 5 das vendas), e ainda o quinto mais vendido (o Captur, que repetiu o resultado alcançado em 2016 e continua a ser o líder incontestado do cada dia mais popular segmento dos SUV/Crossover).

Liderança para a Renault em Portugal em 2017 também no segmento dos comerciais ligeiros, com 7673 unidades vendias (19,92% de quota de mercado) e dos automóveis 100% eléctricos, em que a sua oferta neste domínio alcançou um resultado histórico. No ano que há pouco findou, a marca entregou no nosso país 860 unidades, num segmento que assegurou um total de 1859 vendas, cabendo 751 unidades ao Zoe (91,5% da versão Zoe Z.E. 40), o mais vendido da classe, enquanto que o Kangoo Z.E. registou um aumento de vendas de 354,2% e foi o comercial 100% eléctrico mais vendido no nosso país.

Quanto à Dacia, a comemorar dez anos de presença no mercado luso, bateu, em 2017, novo recorde de vendas em Portugal, com 6900 unidades vendidas, passando a ser a 14ª mais vendida no nosso país, e aquela que maior crescimento registou no Top 15. Sendo ainda, segundo o grupo francês, a quarta marca que mais vende a clientes particulares no nosso mercado.

Para 2018, a Renault tem já previsto o lançamento de várias e importantes novidades. Como o novo Mégane R.S., o comercial 100% eléctrico Master Z.E., novas versões do Zoe, o Mégane Grand Coupé, o Mégane R.S. Trophy e as versões a GPL do Twingo e do Clio. A Dacia introduzirá os novos Dokker (na versão de passageiros) e Duster – ficando a garantia de que, se até à sua chegada o acutla sistema de classificação de veículos não for alterado, o modelo receberá as necessárias alterações para ser considerado Classe 1 nas portagens nacionais. E a renascida Alpine também fará a sua entrada no mercado português, coma entrega das primeiras unidades do novo A110 Première Edition, e o lançamento da gama “normal” lá mais para depois do Verão.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon