CompararComparando ...

A questão das segurança: R129 (I-SIZE) e a proteção das crianças

Artigo
A questão das segurança: R129 (I-SIZE) e a proteção das crianças

No meu longínquo Trabalho Final de Curso (TFC), estudei as cadeirinhas de criança, desculpem, os Sistemas de Retenção para Crianças (SRC). ,  eram regulamentados pelo ECE R44.03, posteriormente emendado pelo ECE R44.04. Este regulamento tratava (e trata) da definição dos vários grupos de SRC mediante o peso das crianças, existindo cinco grupos distintos; e definia os testes necessários à homologação das cadeirinhas, nomeadamente os testes de impacto frontais e traseiros.

Só volvidos cerca de dez anos se redigiu novo regulamento, o UN R129, mais conhecido por i-Size, que possibilita a utilização desde o nascimento até aos 105 cm de altura das crianças. Adotado em julho de 2013 por mais de 60 países (incluindo os países europeus), os principais objetivos do i-Size são:

  • Melhor proteção para a cabeça e pescoço em desenvolvimento de bebés e crianças pequenas, devido à instalação do SRC contra a marcha até à idade de 15 meses;
  • Melhoria da segurança infantil, devido à introdução da proteção lateral obrigatória para todas as novas cadeirinhas;
  • Manequins (dummies) de nova geração que representam melhor o comportamento das crianças;
  • Instalação apenas com ISOFIX, o que significa um menor risco de incorreta instalação do SRC, que acontece com a instalação através dos cintos de segurança do veículo, e que diminui grandemente a eficácia destes sistemas de segurança;
  • Uma forma mais simples de escolher a cadeirinha certa para a criança, usando a altura da como única orientação;
  • Os SRC i-Size caberão em todos os lugares de assento de tamanho i e quase em todos os veículos com ISOFIX, o que simplifica o processo de tomada de decisão. O desenvolvimento dos SRC i-Size é realizado estabelecendo claramente que uma fixação ISOFIX de um veículo também permite a instalação de cadeiras-auto UN R129.

Como subsistem os dois regulamentos, o UN R44.04 e o UN R129 (i-Size), é difícil encontrar cadeirinhas i-Size nas lojas (embora não se devesse fabricar qualquer SRC, a partir do final de 2016, de acordo com o R44-04). Contudo, este regulamento tenderá a substituir por completo o UN R44.04, passado o período de transição.

Esta imagem mostra bem as diferenças entre os dois regulamentos. Mais uma vez, a existência de teste de impacto lateral, o sistema ISOFIX, a facilidade de escolha e a obrigatoriedade de circular contra a marcha até aos 15 meses tornam a viagem dos pequenotes muito mais segura.

Como investigadores de acidentes, já trabalhámos em alguns casos em que a proteção lateral da criança por parte do SRC foi reduzida ou nula, o que trouxe lesões graves às crianças. É com o intuito de evitar estes casos que o R129 foi criado.

Perca uns minutos a ver os conselhos da APSI sobre a correta instalação das cadeirinhas de criança – clique aqui.

Concluindo, escolha uma cadeirinha que proteja o seu filho e que evite a má instalação da mesma. Para isso, deve optar por uma i-Size, e procure o símbolo:

Ricardo Portal
Investigador de Sinistros – icollision

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Ricardo Portal