CompararComparando ...

Novo BMW X4 também em estreia no Salão de Genebra

Artigo
Novo BMW X4 também em estreia no Salão de Genebra

O novo BMW X4 é mais um modelo que fará a sua estreia no Salão de Genebra deste ano. Na sua mais recente geração, o SUV coupé da marca germânica (ou SAC, acrónimo de Sports Activity Coupe, como prefere chamar-lhe o construtor de Munique) cresceu 81 mm em comprimento (452 mm), 37 mm em largura (1918 mm) e 54 mm entre eixos (2894 mm), tendo perdido 3 mm em altura (1621 mm), assim se antevendo a oferta de mais esapaço para passageiros e bagagens – a este propósito, refira-se que o portão traseiro eléctrico é de série em todos os novos X4, tal como o banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40, por isso capaz de ampliar a capacidade de carga de uma bagageira que, com este na sua posição normal, anuncia 525 litros.

Visualmente, o novo X4 mantém, no essencial, as linhas invulgares e marcantes que sempre o caracterizaram, embora retocadas, passando a contar, de série em todas as versões, com ópticas bi-LED (faróis integralmente por LED em opção); faróis de nevoeiro por LED; farolins por LED com grafismo 3D; e ponteiras de escape colocadas nos extremos da secção traseira. Depois, e em função dos níveis de acabamento, há pormenores que variam: nas versões xLine, a grelha frontal , os elementos gráficos dos vidros laterais e as protecções inferiores da carroçaria são em cinza mate; nas variantes M Sport X e M Sport a grelha é cinzenta, o pack aerodinâmico M é de série, os elementos gráficos das janelas são de alto brilho e provêm da M Individual (sendo a primeira vez que o X4 pode receber componentes da divisão de personalização da marca bávara).

No interior, além da promessa de uma qualidade geral de referência, registe-se a introdução do pára-brisas acústico; do novo volante multifunções; dos bancos desportivos de novo desenho; do novo sistema operativo iDrive com ecrã 12,25” e comandos por voz inteligentes de série (o ecrã táctil e os comandos por gestos são opcionais); do novo painel instrumentos com 12”. Na lista de opções passa a ser possível encontrar o head up display integralmente a cores; o ar condicionado trizona; ou o ambientador – com as versões M Sport e M Sport X a incluírem, de série, os bancos desportivos (em vermelho nas M Sport X) e o volante M.

A gama de motores será composta por unidades de 2,0 litros e quatro cilindros, para as versões ditas normais, e pelos inevitáveis seis cilindros em linha para as variantes mais dotadas – sendo que todos os novos X4 contam com tracção integral xDrive e caixa automática Steptronic de oito velocidades com função Launch Control. A oferta inicia-se com o X4 xDrive201 de 184 cv e 290 Nm, seguindo-se-lhe o xDrive30i com 252 cv e 350 Nm; consistindo as opções Diesel no xDrive20d de 190 cv e 400 Nm, no xDrive25d de 231 cv e 500 Nm e no xDrive30d de 265 cv e 620 Nm.

Confirmada está já, também, a chegada de duas versões de carácter mais desportivos, da autoria da M Performance, ambas com motores de seis cilindros: X4 M40i (360 cv e 680 Nm) e X4 M40d (326 cv e 680 Nm). Ambas se distinguindo, ainda, por alguns detalhes visuais e equipamentos específicos, caso das aplicações cromadas; do logo M aplicado em vários locais da carroçaria e do habitáculo; da afinação da direcção; da caixa de velocidades com calibragem mais desportiva; do escape M Sport com uma sonoridade mais intensa r ponteiras pretas cromadas; da suspensão desportiva; do diferencial autoblocante M Sport; dos travões M Sport; e das jantes de 20” propostas de série (de 21” em opção). De referir que as variantes 30d e M40i do novo X4 só chegarão ao mercado a partir de Agosto, iniciando-se a comercialização das restantes logo após o certame helvético.

No capitulo dinâmico, saliente-se que o novo X4 perdeu cerca de 50 kg face ao seu antecessor por via de um maior recurso a materiais leves, além de contar com vias mais largas, um centro de gravidade mais baixo, o melhor Cx da classe (0,30) e novas soluções (de série ou opcionais, consoante as versões) capazes de aumentar a sua eficácia – como seja, a direção desportiva variável, a suspensão M adaptativa ou o diferencial e os travões M Sport. Para melhor evoluir fora de estrada, anuncia uma altura ao solo de 204 mm, uma passagem a vau de 500 mm, um ângulo de ataque de 25,7°, de saída de 22,6° e ventral de 19,4°-

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon