CompararComparando ...

Nova Volvo V60 já é oficial. Chega no Outono

Artigo
Nova Volvo V60 já é oficial. Chega no Outono

Como prometido, a Volvo revelou já a nova geração da carrinha V60, dando seguimento a uma tradição iniciada há mais de 60 anos, com a Duett de 1953, e que já rendeu à casa de Gotemburgo mais de seis milhões de unidades vendidas. À venda após o Verão, a nova V60 tem por base a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture) da marca, a mesma que serve os S90/V90, XC90 e XC60, ambicionando ser a nova referência do segmento em que se integra.

Visualmente, o construtor sueco define a sua novel criação como um misto de pureza e funcionalidade, uma peça digna da tradição do design escandinavo, em que se combinam dinamismo e elegância, merecendo destaque elementos que vincam notoriamente a sua identidade, como a nova grelha frontal, os grupos ópticos dianteiros e traseiros ou o deflector montado no topo do portão traseiro. Inequívoco será, também, que a nova V60 respeita na integra a nova linguagem de design da Volvo, sendo óbvio que boa parte da sua inspiração estilística terá vindo da V90, o que está longe de ser um handicap.

Num veículo em que as vertentes familiar e prática são determinantes, como se exige a uma carrinha, tão importante quanto “parecer” será “ser”. Daí o interior, também ele, dominado pelo design tipicamente nórdico, que combina forma e função e é capaz de transmitir uma sensação de conforto, qualidade e luxo, garantindo a Volvo ter recorrido a materiais autênticos e de nobreza insuspeita, destacando o padrão diamantado aplicado nos botões, as aplicações em madeira com tratamento exclusivo ou o cristal sueco Orrefors utilizado no punho da alavanca de comando da caixa de velocidades de algumas das versões da nova V60.

Já os bancos dianteiros prometem oferecer uma ergonomia perfeita, por serem moldados de modo a complementar a forma do corpo humano, garantindo um apreciável apoio e múltiplos ajustes – atrás, o destaque vai para a garantia de que o espaço para pernas será de molde a garantir uma elevada comodidade a quem aí viaje. O ar condicionado com quatro zonas e filtro activo e o tecto panorâmico em vidro são outros elementos a reter no habitáculo.

Em termos de funcionalidade, menção primeira para a mala com 529 litros de capacidade, valor de referência para a classe, a que se junta um piso de carga amplo e contínuo, porque desprovido da intromissão de qualquer elemento da suspensão posterior, assim como o banco traseiro rebatível (também a partir da bagageira), que permite ampliar consideravelmente a sua volumetria. O portão traseiro eléctrico pode ser actuado através do próprio botão de operação, ou de um outro existente no painel frontal, em opção sendo proposto o comando “mãos-livres”, que permite abrir ou fechá-lo mediante a simples passagem de um pé sob o pára-choques.

Uma vez em marcha, a Volvo assegura que a V60 será capaz de oferecer uma condução verdadeiramente dinâmica, e sempre confortável, graças em boa parte à suspensão por duplo braço triangular na frente, e do tipo multilink atrás. O modelo propõe ainda quatro modos de condução, um doas quais personalizável, que alteram as leis de funcionamento do motor, da caixa automática e da direcção.

Na fase de lançamento, serão quatro os motores disponíveis para a nova V60, dois a gasolina e outros tantos a gasóleo: D3 (150 cv), D4 (190 cv), T5 (250 cv) e T6 (310 cv) – sendo as versões mais potentes de cada tipo de combustível as já possíveis de encontrar no configurador do site português da Volvo, mas ainda sem preços disponíveis… Contudo, e como a marca já há muito anunciou a sua intenção de oferecer, pelo menos, uma versão electrificada em cada modelo da sua gama a partir de 2019, não tardará muito para que sejam anunciadas mais opções de motorização, incluindo as varuante híbridas plug-in. T6 TwinEngine (340 cv) e T8 TwinEngine (390 cv).

Por fim, e como não poderia deixar de ser num Volvo, a V60 oferecerá um amplo leque de sistemas de segurança e assistência à condução, mormente o inédito Oncoming Mitigation com função de travagem, destinado a detectar veículos que se dirigem contra o veículo, em contramão, travando automaticamente, e os preparando os cintos de segurança dianteiros para o embate, caso conclua que a colisão não poderá ser evitada. Do argumentário do modelo, neste domínio, fazem ainda parte o Oncoming Lane Mitigation (destina-se a evitar colisões frontais, redireccionando o veículo para a sua faixa de rodagem), o assistente à manutenção na faixa de rodagem, o Run-off road Mitigation (detecta uma saída de estrada involuntária, recorrendo à direcção e, se necessário, aos travões para trazer o veiuculo de volta à estrada), a monitorização do ângulo morto, o alerta de atenção do condutor e o enaltecido Pilot Assist, capaz de assegurar uma condução semi-autónoma a velocidades de até 130 km/h.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon