CompararComparando ...

Bentley Bentayga Hybrid: plug-in de luxo no segundo semestre

Artigo
Bentley Bentayga Hybrid: plug-in de luxo no segundo semestre

Já é oficial: o Bentayga Hybrid está pronto a ser lançado comercialmente, naquele que é o primeiro passo dado pela Bentley rumo à eletrificação total – pelo menos a fazer fé nas palavras da marca de Crewe. Versão híbrida plug-in do que é considerado como o mais luxuoso SUV do mundo, estará à venda nos principais mercados a partir do segundo semestre deste ano.

Mantendo, na globalidade, os argumentos já conhecidos dos restantes membros da sua gama, o Bentayga Hybrid destes se distingue, visualmente, por pormenores como a portinhola de acesso à tomada de carregamento, colocada do lado oposto ao do bocal de enchimento do depósito de gasolina; os emblemas em cor de cobre, com a inscrição “Hybrid”, colocados na base das portas dianteiras e no portão traseiro; o acabamento na mesma cor do centro das jantes e dos emblemas da Bentley; e a inscrição Hybrid nas soleiras das portas. Contudo, é mesmo a motorização aquilo que realmente faz a diferença neste modelo, e a sua verdadeira razão de existir.

Neste particular, o construtor britânico ainda é parco em pormenores, apenas adiantando que o Bentayga Hybrid combina um poderoso e eficiente motor 3.0-V6 a gasolina da nova geração com um evoluído motor elétrico, mas sem adiantar a potência, quer de qualquer deles, quer a combinada. Fica, ainda assim, o registo de emissões de C02 de somente 75 g/km no ciclo NEDC, e de uma autonomia totalmente eléctrica superior a 50 quilómetros neste mesmo ciclo, o que, naturalmente, faz deste o modelo mais eficiente de sempre da Bentley.

Também sem especificar o tipo de bateria utilizada pelo Bentayga Hybrid, ou a respectiva capacidade, a Bentley adianta que uma recarga completa, numa tomada de carregamento doméstica, demorará 7,5 horas, intervalo temporal que se reduz para 2,5 horas num posto de carregamento doméstico. A este propósito, sublinhe-se que, neste domínio, a Bentley propõe uma solução específica, denominada Power Dock e desenvolvida em conjunto com o renomado designer Philippe Starck.

Do leque de atributos do Bentayga Hybrid fazem ainda parte a tracção inegral permanente e os quatro modos de condução em asfalto – Sport, Bentley, Comfort e Custom, este último personalizável pelo utilizador. Por outro lado, o botão que nos restantes Bentayga desactiva o sistema start/stop foi aqui substituído por aquele que permite controlar os três modos de gestão da carga da bateria: EV Drive (propulsão exclusivamente eléctrica), Hybrid Mode e Hold Mode (apenas funciona o motor de combustão, para manter intocada a carga da bateria).

De resto, a casa britânica garante que o seu primeiro híbrido plug-in proporciona sensações dignas de um verdadeiro Bentley, conjugando a serenidade de uma motorização silenciosa com um conforto de excepção e prestações de nível superior. No interior, conte-se com todos os requintes já conhecidos do Bentayga, e ainda com algumas novidades, como o sistema de infoentretenimento revisto, agora com um ecrã que permite ao condutor visualizar a informação relacionada com a vertente eléctrica do veículo, o mesmo acontecendo com o ecrã existente no painel de instrumentos. Também no painel de instrumentos, o tradicional conta-rotações dá lugar a um mostrador específico quando o Bentayga Hybrid circula no modo 100% eléctrico, ao passo que um indicador de carga da bateria foi instalado no local habitualmente ocupado pelo manómetro da temperatura do líquido de refrigeração.

Ao mesmo tempo, o sistema de navegação por satélite, quando é inserido um destino, calcula a melhor forma de fazer uso da motorização híbrida, para tal selecionando, a cada momento, o modo de condução ideal, calculando em permanência a utilização mais eficiente da carga da bateria e mantendo armazenada a energia eléctrica para as secções do percurso em que esta seja mais útil – nomeadamente em cidade. O sistema terá como principal missão reduzir a zero o carregamento da bateria através do motor a gasolina na chegada ao destino, assim maximizando a sua eficiência global. Por fim, diversas funções específicas, dedicadas ao sistema de motorização híbrida, foram introduzidas nos serviços conectados MyBentley3, acessíveis através de um smartphone, incluindo a gestão da carga da bateria e da climatização do habitáculo quando a bateria está a ser carregada, e ainda o estado do próprio veiculo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon