CompararComparando ...

Mercedes-AMG GT Coupé 4 Portas chega no Verão

Artigo
Mercedes-AMG GT Coupé 4 Portas chega no Verão

Já foi oficialmente apresentado no Salão de Genebra o muito aguardado Mercedes-AMG GT Coupé 4 Portas, tido por muitos como o grande rival do Porsche Panamera. Este é o primeiro modelo de quatro portas da divisão desportiva da Mercedes, hoje marca autónoma, bebendo boa parte da sua inspiração nos emblemáticos SLS e AMG GT.

Aliás, é do coupé da família que provem a maioria das soluções estilísticas, como o capot baixo com duas protuberâncias, a reduzida altura do tejadilho, os faróis Multibeam LED, a grelha do radiador ou o formato do pára-choques dianteiro. As janelas com vidros sem molduras e a acentuada inclinação do pára-brisas são outros elementos a reter, sendo a sua secção mais característica, naturalmente, a traseira, onde se impõem os esguios farolins por LED, o deftlector traseiro extensível com diversas posições e a bagageira mais volumosa.

Para personalizar o look exterior, a Mercedes-AMG propõe para o GT Coupé de 4 portas diversos pacotes de equipamento. O Pack Night inclui revestimentos em preto brilhante, o Pack Chrome aplicações em cromado brilhante, os dois Packs de Fibra de Carbono diferentes versões dos revestimentos em fibra de carbono. O opcional Pack Aerodinâmico acentua o carácter desportivo do modelo ao incluir elementos adicionais em preto brilhante, aplicações Silver Shadow no pára-choques dianteiro, um difusor dianteiro especifico e um deflector traseiro fixo ajustável manualmente (também disponível em fibra de carbono).

No interior, destaque para as saídas de ventilação iluminadas em forma de turbina, para a típica consola central dos AMG GT (em forma de V e com oito botões), para os dois ecrãs de alta resolução de 12,3” que compõem o chamado Cockpit Panorâmico (de série nas versões V8, opcional na de seis cilindros em linha) e para o novo volante desportivo AMG, que em opção pode contar com um controlador circular com ecrã integral, abaixo do raio direito do volante, e dois botões de ecrã a cores, posicionados verticalmente abaixo do raio esquerdo do volante. A consola central também integra novos botões de ecrã a cores para comando do ecrã integral, da caixa de velocidades, da suspensão, do ESP, do sistema de escape, da função start/stop e do deflector traseiro – com tecnologia TFT, possuem intuitivos ícones a cores para exibir a função que se controla a cada momento, podem ser operados com um ligeiro toque do dedo e são complementados por dois botões tácteis para os programas da transmissão e para o controlo do volume.

Quanto aos bancos, existem várias opções para os dianteiros, mais desportivos, ou mais confortáveis e elegantes, e também diferentes configurações para o traseiro: com rebatimento assimétrico e em duas versões de dois bancos individuais, com a versão High-Class a incluir um touchpad integrado na consola entre estes existente, para controlo de várias funções do veículo. A capacidade da bagageira é de 395 litros, ao que há que adicionar os 60 litros disponíveis sob o piso da mala, podendo ser ampliada até 1324 litros mediante o rebatimento do banco traseiro, sendo a tampa da mala eléctrica com sistema de operação “mãos-livres” uma opção. Como curiosidade, refira-se que este é o primeiro modelo da AMG a contar com a sua própria fragrância para o ambientador do habitáculo.

No que aos motores diz respeito, serão três as opções disponíveis. O GT 63 S 4MATIC+ faz uso do 4.0-V8 biturbo com apoios activos, já conhecido de outros modelos do universo Mercedes, aqui com o rendimento aumentado para 639 cv e 900 Nm, o que lhe permite anunciar 3,2 segundos nos 0-100 km/h e 315 km/h de velocidade máxima. Animado pela derivação de 585 cv e 800 Nm desta mesma unidade motriz (aqui, os apoios de motor activos são um opcional incluído no Pack Dynamic Plus), o GT 63 S 4MATIC+ anuncias 3,5 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 310 km/h.

Na base da oferta está o GT 53 4MATIC+, animado pelo novo seis cilindros em linha de 3,0 litros com compressor eléctrico adicional eZV, e capaz de disponibilizar 435 cv e 520 Nm, podendo receber um incremento de até 22 cv e 250 Nm por via do alternador/motor de arranque integrado EQ Boost a 48 Volt instalado entre o motor e a caixa de velocidades. Aqi, a velocidade máxima anunciada é de 285 km/h, para uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 4,5 segundos.

A caixa de velocidades AMG Speedshift MCT 9G, com embriagaem viscosa, especialmente afinada para o GT Coupé de 4 portas, é combinada com os motores V8, enquanto que o seis cilindros tem acoplada a caixa automática com conversor de binário, também de nove velocidades, AMG Speedshift TCT 9G. Do leque de (invejáveis) atributos do modelo fazendo ainda parte o eixo traseiro direccional (até aos 100 km, as rodas traseiras viram no sentido oposto à das dianteiras, acima deste valor no mesmo sentido, 100 km/h mesmo sentido); a suspensão pilotada, com molas helicoidas na versão 53, e pneumática multicâmara AMG Ride Control+ nas variantes 63; a tracção integral AMG Performance 4MATIC+ (com modo Drift e diferencial traseiro autoblocante de controlo eletrónico de série no 63 Se opcionais nos outros dois). As jantes de dez raios, de medida 9 1/2Jx19” na frente, e 11Jx19” atrás, revestidas por pneus dianteiros 255/45, e traseiros 285/40, são de série nas versões 53 e 63; o 63 S monta jantes de cinco raios duplos, de medida 9 1/2Jx20” na frente, e 11Jx20” atrás, neste caso revestidas por pneus 265/40 e 295/5, respectivamente.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon