CompararComparando ...

Porsche Mission E Cross Turismo: eléctrico e… CUV!

Artigo
Porsche Mission E Cross Turismo: eléctrico e… CUV!

A Porsche deu mais um passo com vista ao lançamento do seu primeiro modelo totalmente eléctrico com a apresentação no Salão de Genebra do protótipo Mission E Cross Turismo, anunciado como o seu primeiro CUV (Cross-Utility Vehicle) e assumindo-se, naturalmente, como uma variante mais versátil e polivalente do já conhecido Mission E. Primeira nota de destaque, o integrar já diversas soluções muito próximas das que serão aplicadas no modelo de produção em série, cuja chegada ao mercado está prevista para 2019.

Com quatro portas, 4,95 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,42 m de altura, o Mission E Cross Turismo exibe um design exterior que combina desportividade com elementos típicos dos todo-o-terreno, sendo marcado por uma frente evocativa do 911, onde pontificam o capot baixo, as entradas de ar verticais, as ópticas por matriz de LED com tecnologia Porsche X-Sight, as luzes diurnas de quatro pontos integradas nos guarda-lamas e os novos “ºpiscas” também de quatro pontos. O perfil é dominado pelos guarda-lamas proeminentes, por uma dinâmica linha de tejadilho, quase integralmente composto por um tecto panorâmico em vidro, que se estende do pára-brisas ao óculo posterior, e pelas jantes de 20” revestidas por pneus de medida 275/40. Atrás, referência para o deflector montado no topo do portão traseiro e para a faixa de luz a toda a largura do veículo.

O logótipo da Porsche no capot é, ele mesmo, merecedor de atenção especial. Iluminado a branco, e com letras em vidro, está embutido numa cobertura com a silhueta do traçado de um circuito de competição, com a letra do “e” da Porsche e o traçado do circuito a iluminarem-se repetidamente quando o veículo está em carga.

O interior, revestido a pele bicolor, conta com bancos dianteiros desportivos com o logo fda Porsche iluminado; bancos traseiros individuais rebatíveis; tablier em forma de asa no topo e na zona inferior – oferecendo a bagageira um sistema de calhas com cintas ajustáveis e removíveis. A interacção com o condutor e passageiros está a cargo de um ecrã de generosas dimensões, de um head-up display e de painel de instrumentos digital com três mostradores redondos TFT, que se curva e inclina-se em direção ao condutor – elevando-se a consola central, colocada entre os bancos dianteiros, na direcção do tablier.

Neste ponto, refira-se que o painel de instrumentos virtual não só faz depender a informação exibida do modo de condução eleito (Connect, Performance, Condução, Energia e Sport Chrono), como recorre já à tecnologia eye tracking, que faz uso de uma câmara instalada no espelho retrovisor interior para reconhecer para qual instrumento o condutor está a olhar – quando assim é, esse instrumento move-se para primeiro plano, passando os outros para o fundo do ecrã. Já o ecrã do passageiro pode operar várias App através do sistema eye tracking ou da tecnologia táctil, garantindo os comandos de controlo táctil na consola central o acesso a menus de informação mais detalhados. Ao mesmo tempo, pequenos ecrãs tácteis, instalados nos módulos de controlo das janelas, permitem ajustar as funções de conforto dos bancos e a velocidade do ventilador do sistema de climatização, entre outras, sendo que todas as opções de personalização, da climatização à navegação, podem ser definidas remota e previamente através de um tablet, de um smartphone ou de um smartwatch.

Para fazer mover o Mission E Croos Turismo, a Porsche recorreu a dois motores síncronos permanentemente, que oferecem uma potência combinada superior a 600 cv, permitindo ao modelo cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, e os 0-200 km/h em menos de 12 segundos – fazendo ainda parte da sua dotação mecânica a tracção integral com vectorização de binário Porsche Torque Vectoring, a direcção às quatro rodas, a suspensão pneumática (oferece um modelo que aumenta a altura ao solo em até 50 mm) e o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) com estabilização activa da inclinação da carroçaria. Graças à arquitectura de 800 Volt, a bateria de iões de lítio pode ser carregada para uma autonomia de 400 quilómetros em cerca de 15 minutos – estando o sistema preparado para lidar não só com a rede de carregamento rápido, mas também com o carregamento por indução, com postos de carregamento convencionais ou com a estação de carregamento doméstica Porsche Home Energy Management System (esta última podendo ser combinada com o próprio sistema fotovoltaico da habitação, para carregar utilizando a energia solar).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon