CompararComparando ...

Lexus UX: novo SUV compacto está pronto

Artigo
Lexus UX: novo SUV compacto está pronto

Com o UX a Lexus faz a sua entrada no segmento dos SUV compactos, através de um modelo que, visualmente, aposta em distanciar-se da estética algo impositiva que reina no segmento, antes apostando num estilo que se pretende mais elegante, distinto e dinâmico. Em destaque, os flancos dianteiros e traseiros marcantes, a grelha típica da marca com um novo padrão, as luzes de circulação diurna em forma de flecha, colocada acima das ópticas principais, e os farolins traseiros de desgin original e aerodinamicamente eficientes, unidas por uma linha luminosa contínua composta por 120 LED colocados no portão traseiro.

Com 4495 mm de comprimento, 1840 mm de largura, 1520 mm de altura e 2640 mm entre eixos, o UX é o primeiro Lexus a fazer uso da plataforma modular global GA-C da Toyota, garantindo, também por isso, um generoso espaço interior, inclusive atrás, e a sensação de se estar ao volante, não de um SUV, mas de um hatchback. No habitáculo a marca nipónica assegura, ainda, que a qualidade artesanal será de nível superior, a que se juntam uma decoração e um design capazes de fazer jus às linhas da carroçaria.

Para animar o UX a Lexus propõe duas motorizações. Uma delas a híbrida de quarta geração que equipa o UX 250h, baseada num motor 2.0 a gasolina, numa CVT caixa de variação continua de controlo electrónico e numa nova bateria de NiHM, apta a oferecer 178 cv de potência. Está disponível com tracção dianteira ou, na versão UX 250h E-Four, com tracção integral assegurada por um motor adicional que actua sobre as rodas traseiras. Já o UX 200 recorre a um novo motor 2.0 a gasolina, combinado com a primeira caixa Direct-Shift CVT da Lexus.

Para oferecer um comportamento dinâmico de nível superior, o UX conta com evoluídas suspensões (MacPherson na frente e por triângulos sobrespotos atrás), o mais baixo centro de gravidade da sua classe e uma direção assistida electricamente que, em conjunto com as dimensões compactas, também lhe garante o melhor diâmetro de viragem da classe, de apenas 10,4 metros. No capítulo da segurança, referência para o Lexus Safety System+, que inlcui o sistema de pré-colisão com reconhecimento de peões, inclusive à noite, e de ciclistas (durante o dia), o assistente à manutenção na faixa de rodagem combinado com o cruise-control adaptativo Co Drive, o assistente de máximos e o leitor de sinais de trânsito.

Da gama do UX farão parte, também as versões F Sport, que, no exterior, se distinguem pela malha exclusiva da grelha frontal, pelos faróis de nevoeiro de grandes dimensões com moldura cromada em forma de “L”, pelo pára-choques taseiro de desenho específico e pelas jantes exclusivas de 18”. Já no habitáculo, menção para o revestimento em pele perfurada do volante desportivo F Sport e do punho da caixa de velocidades e para a pedaleira e alumínio. Não menos importante, a regulação específica da suspensão, com molas e barras estabilizadoras com afinação mais firme e amortecedores traseiros de alta performance, a qual pode contar, ainda, com o novo sistema de amortecimento adaptativo AVS estreado no coupé LC.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon