CompararComparando ...

Renault EZ-GO ou o robot-táxi do futuro

Artigo
Renault EZ-GO ou o robot-táxi do futuro

O protótipo EZ-GO resulta da visão da Renault de que o futuro da mobilidade será eléctrico, conectado e autónomo, dado que, em 2050, espera-se que 70% da população mundial se concentre nas áreas urbanas. Acreditando ainda a marca de Billancout que nas cidades inteligentes que já começaram a desenvolver-se será necessário oferecer mobilidade e soluções de transporte para todos.

Com 5,2 m de comprimento, 2,2 m de largura, 1,6 m de altura e 3,8 m de distância entre eixos, o EZ-GO é um veículo robot de condução autónoma (nível 4), em que todos os sensores do sistema estão reunidos na antena retráctil integrada no deflector traseiro. Animado por um motor eléctrico que actua sobre o eixo traseiro, destina-se a uma utilização em cidade e nas áreas circundantes, por isso tendo a velocidade máxima limitada a 50 km/h – mas nem por isso dispensando os alertas visuais e acústicos destinados a alertar os peões e os restantes utolizadores da via para a sua presença. Com 1700 kg de peso, 300 kg dos quais se devem às baterias reutilizadas, recarregáveis por indução e colocadas no piso do veículo, dispõe ainda de direcção integral 4Control, suspensão activa e de uma carroçaria que funciona como carenagem integral, assim protegendo as rodas e as suspensões.

Mas, tanto ou mais do que as suas características técnicas, importa conhecer o conceito inerente à utilização do EZ-GO, anunciado como um veículo e como um serviço – e como o primeiro de vários protótipos destinados a antecipar as soluções de mobilidade do futuro que a Renault promete revelar ao longo de 2018. O habitáculo não conta com qualquer divisão, podendo transportar até seis passageiros, que através de uma ampla abertura dianteira acedem (inclusive em cadeira de rodas) aos bancos ao estilo sofá dispostos em semicírculo.

A ampla superfície vidrada e o tecto panorâmico integral em vidro garantem uma excelente luminosidade interior e fazem do EZ-GO como que uma janela sobre a cidade. No interior estão disponíveis soluções como a ligação Wi-Fi, o carregamento por indução para dispositivos móveis e um ecrã dianteiro que fornece informação sobre o percurso, o estado do tráfego, o tempo previsto de chegada ao(s) destino(s) e, até, sobre pontos de interesse turístico à medida que estes vão surgindo ao longo do percurso. Para marcar (e pagar) uma viagem, bastará utilizar uma App para smartphone.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon