CompararComparando ...

Audi RS 5 Sportback: a América primeiro

Artigo
Audi RS 5 Sportback: a América primeiro

Revelado no Salão de Nova Iorque, o Audi RS 5 Sportback começará por ser vendido na América do Norte, a partir do segundo semestre deste ano, não tendo ainda sequer definidas as suas especificações europeias. Não obstante, poucas dúvidas restarão de que também será comercializado, a seu tempo, no Velho Continente, tendo em conta a popularidade que esta variante de carroçaria do A5 regista na Europa, pela primeira combinada com a derivação mais agressiva da gama, desenvolvida pela Audi Sport.

Visualmente, o novo RS 5 Sportback distingue-se por algumas soluções típicas da divisão desportiva da marca dos quatro anéis, como a grelha single-frame plana, as tomadas de ar com grelhas em favo de abelha, vários elementos em preto brilhante, a inserção específica no difusor traseiro, o sistema de escape com ponteiras ovais, o deflector traseiro fixo, os guarda-lamas alargados 15 mm e as jantes de 19” (de 20” em opção).

No habitáculo marcam presença os bancos desportivos RS, o volante multifunções com secção inferior plana e os logótipos RS aplicados nos bancos, no volante, nas soleiras das portas e na alavanca de comando da caixa de velocidades. O painel de instrumentos Audi virtual cockpit totalmente digital conta com ecrãs específicos, que informar acerca da pressão dos pneus, do binário disponibilizado e das forças g, estando ainda disponível o pacote RS design, que inclui costuras contrastantes vermelhas no volante e na alavanca da caixa, apoios para os joelhos em Alcantara, cintos de segurança vermelhos e tapetes com o logótipo RS.

Pesando 1840 kg, o novo RS 5 Sportback monta o motor 2.9-V6 TFSI de injecção directa, com dois turbocompressores com 1,5 bar de pressão máxima de sobrealimentação, capaz de debitar 450 cv de potência e um binário máximo de 600 Nm, constante entre as 1900-5000 rpm, que lhe permite cumprir os 0-96 km/h em 3,9 segundos e alcançar os 280 km/h de velocidade máxima. A potência é transmitida às rodas através de uma caixa automática de oito velocidades, e do sistema de tracção integral quattro com uma repartição assimétrica do binário de 40:60 entre os eixos dianteiro e traseiro – podendo, quando as condições de motricidade assim o exijam, alcançar um máximo de 85% para a frente e de 70% para a traseira (sendo opcional o diferencial traseiro activo).

A suspensão, por cinco braços em ambos os eixos, foi rebaixada 7 mm face à do S5 Sportback, sendo proposta em opção a suspensão RS sport com sistema DRC, os travões cerâmicos e a direcção RS com afinação específica.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon