CompararComparando ...

Maserati Levante Trofeo: finalmente o V8

Artigo
Maserati Levante Trofeo: finalmente o V8

A Maserati revelou, enfim, a muito esperada versão do seu SUV equipada com motor V8: o Levante Trofeo. Estreado no Salão de Nova Iorque, o modelo entra em produção no Verão e começará por ser proposto numa série especial, denominada Levante Trofeo launch edition, reservada a clientes dos EUA e Canadá – afinal, o principal destino desta variante de topo, pelo menos numa fase inicial de comercialização.

Visualmente, o Levante Trofeo destaca-se, na frente, pelas tomadas de ar laterais de novo desenho, pelas lâminas laterais e pelo splitter em fibra de carbono, pelas ópticas dianteiras por matriz de LED, pela grelha com duplas barras verticais e acabamento em piano preto, pela grelha inferior em favo de abelha e pelo capot com duas saídas de ventilação. Atributos específicos desta variante são, igualmente, as jantes forjadas de 22” (as maiores alguma vez instaladas num Maserati), a traseira com um elemento horizontal em fibra de carbono, o extractor em fibra de carbono na cor da carroçaria (que integra as quatro ponteiras de escape ovais com acabamento escurecido), as pinças de travão pintadas de vermelho, azul, preto, prata ou amarelo e os logótipos específicos “Saetta” Trofeo  colocados nos pilares traseiros.

Já no interior, referência primeira para os bancos dianteiros desportivos em pele natural “Pieno Fiore” de flor integral, disponíveis em preto, vermelho ou castanho, sempre com pespontos contrastantes e o logótipo “Trofeo” bordado nos encostos de cabeça. Ainda aqui são dignos de menção os gráficos específicos do painel de instrumentos, as novas aplicações e patilhas de comando da caixa em fibra de carbono mate, os tapetes com emblemas Trofeo em metal, o relógio Maserati com mostrador exclusivo e o sistema de som surround Bowers & Wilkins com 1280 Watt e 17 altifalantes.

Apesar de tudo isto, a verdadeira razão de ser do Levante Trofeo é o seu motor 3.8-V8 biturbo, que começa por se impor pela sua cobertura em fibra carbono, em que são visíveis a inscrição V8 e o logótipo do Tridente, e pelas cabeças dos cilindros e colectores de admissão pintados de vermelho. Como todos os motores a gasolina da Maserati, esta unidade é produzida pela Ferrari, em Maranello, e recebeu vários melhoramentos: são novos o cárter, a bomba de óleo e respectiva correia auxiliar, os pistões, as bielas e os turbocompressores (com maior pressão de sobrealimentação); as cabeças dos cilindros foram redesenhadas, e contam com veios de excêntricos e válvulas específicos; e a cambota adopta uma montagem também específica.

Usufruindo, ainda, de uma cartografia própria, este propulsor oferece, aqui, 590 cv/6250 rpm e um binário máximo de 730 Nm, constante entre as 2250-5000 rpm, alcançando a potência específica (156 cv/litro) mais elevada de sempre de um motor da Maserati. Valores que permitem ao Levante Trofeo registar uma relação peso/potência de apenas 3,6 kg/cv, decisiva para conseguir superar os 300 km/h de velocidade máxima, cumprir os 0-100 km/h em não mais do que 3,9 segundos, e imobilizar-se, a partir dos 100 km/h, em somente 34,5 metros.

Para um desempenho dinâmico que se anuncia como de excelência, serão fundamentais, também, a caixa automática ZF de oito velocidades, o sistema de tracção integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive e a suspensão pneumática Skyhook. Aliás, a Maserati faz saber que o châssis foi reafinado para lidar com o incremento de potência, mas sem comprometer o conforto, tirando partido de uma repartição do peso de 50:50 sobre os dois eixos e integrando o sistema IVC da Maserati (o que acontece pela primeira vez num Levante) um evoluído controlo electrónico de estabilidade desenvolvido em conjunto com a Bosch, e que visa ajudar a prevenir a instabilidade do veículo, ao invés de corrigi-la, como acontece com o mais convencional ESP.

Reforçando o seu carácter desportivo, o Levante Trofeo inclui, de igual modo, um novo modo de condução, de seu nome Corsa, com função Launch Control, que se junta aos já existentes Normal, I.C.E., Sport e Off Road. Quando activo, em aceleração, incrementa a rapidez de resposta do motor e abre as válvulas de escape (para uma sonoridade mais encorpada), ao mesmo tempo que garante passagens de caixa mais rápidas, reduz a altura da suspensão, incrementa a firmeza do amortecimento e adopta configurações otimizadas do sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive, interagindo, ainda, com o controlo de tracção e com o ESP para maximizar o prazer de condução.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon