CompararComparando ...

VW em força nos SUV: novos Touareg, Atlas Cross Sport e Atlas Tanoak

Artigo
VW em força nos SUV: novos Touareg, Atlas Cross Sport e Atlas Tanoak

A VW está apostada em reforçar a sua já considerável presença no segmento dos SUV, e num curto espaço de tempo revelou nada menos do que três novas propostas neste domínio: a versão de produção do novo Touareg e dois protótipos do Atlas (uma variante ao estilo coupé, denominada Cross Sport e já com luz verde para passagem à produção, e uma pick-up, de seu nome Tanoak). Não menos relevante, o modelo de topo da oferta do construtor germânico, neste particular, foi apresentado na China, ou não fosse este o seu principal mercado.

Na sua terceira geração totalmente nova, o Touareg apresenta-se com linhas claramente mais sofisticadas e distintas do que as do seu predecessor, mas também mais dinâmicas e joviais. O interior estreia o conceito Innovision Cockpit, em que são principais motivos de destaque o painel de instrumentos integralmente digitial de 12” e o ecrã de 15” do sistema de infoentretenimento de topo Discover Premium, sistemas altamente personalizáveis, e através dos quais é possível controlar praticamente tudo a bordo sem necessidade de recurso a praticamente nenhum botão físico.

Face ao modelo que o antecedeu, o novo Touareg é ligeiramente mais comprido e mais largo, assim garantindo uma maior habitabilidade e um mais generoso espaço para bagagens, que cresceu de 697 litros para 810 litros com os cinco lugares montados, sendo a chapeleira eléctrica. Apesar deste aumento das dimensões exteriores, o peso da carroçaria baixou 106 kg, por via do recurso a uma construção mista em alumínio (485) e aços de alta resistência (52%).

Atributo que, seguramente, não deixará de beneficiar o SUV de topo da VW em termos de comportamento e eficiência. Na Europa, a onde chegará ainda este ano, em data a definir, o novo Touareg será proposto com dois motores V6 turbodiesel, com 231 cv e 286 cv, noutros mercados sendo ainda propostos um V6 a gasolina de 340 cv e um V8 turbodiesel de 421 cv – estando já em fase de desenvolvimento uma variante híbrida plug-in destinada ao mercado chinês.

Ao mesmo tempo, o novo Touareg promete oferecer o mais amplo leque de sistemas de assistência ao condutor, de desempenho dinâmico e de conforto algumas vez integrados num modelo da VW. Aqui se incluindo soluções como o sistema de visão nocturna Night Vision, o sistema de manutenção na faixa de rodagem (acelera, trava e intervém sobre a direcção a velocidades até 60 km/h), o sistema de assistência de cruzamentos, a direcção às quatro rodas, as barras estabilizadoras activas, as ópticas dianteiras por matriz de LED e o head up display.

Made in USA

Já no Salão de Nova Iorque a casa de Wolfsburg deu a conhecer duas derivações do Atlas. Uma delas tem já produção assegurada na fábrica de Chattanooga, no estado do Tennessee: o Atlas Cross Sport, versão ao estilo coupé, com apenas cinco lugares, do SUV de sete lugares criado especificamente, a partir da plataforma modular MQB, para o mercado norte-americano, e que será proposta com duas opções de motorização, sempre com tracção integral 4Motion: híbrida plug-in, com 70 km de autonomia eléctrica (podendo a respectiva bateria ser carregada também em andamento); e híbrida convencional, capaz de percorrer até 2,5 km no modo eléctrico. Em ambos os casos, o motor 3.6-V6 FSI de 280 cv e 350 Nm é auxiliado por dois motores eléctricos (o dianteiro com 55 cv e 220 Nm, o traseiro com 115 cv e 370 Nm), residindo a principal diferença na bateria de iões de lítio montada no túnel da transmissão, com uma capacidade de 18 kWh no PHEV, e de 2 kWh no híbrido tradicional, o que explica porque a potência combinada do primeiro é de 360 cv e do segundo de 314 cv.

Também no certame nova-iorquino a VW deu a conhecer o Atlas Tanoak, versão pick-up do SUV com o mesmo nome que, para já, não passa apenas de um protótipo. Com 5438 mm de comprimento, 2030 mm de largura e 1844 mm de altura, é considerado um modelo de tamanho médio para esta classe de veículos, segundo os padrões dos EUA, contando com uma cabine dupla com cinco lugares e uma caixa de carga com 1627 mm de comprimento por 1450 mm de largura e 530 mm de altura – a qual foi concebida para transportar bicicletas, pranchas e pequenos barcos graças ao seu sistema de fixação de cargas.

Animado pelo motor 3.6-V6 FSI de 280 cv e 350 Nm, combinado com uma caixa automática de oito velocidades, o Atlas Tanoak conta ainda com um sistema de tracção integral 4Motion. Há quem aposte que, caso a sua receptividade for a esperada, esta também é uma proposta a passar em breve à produção.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon