CompararComparando ...

Genesis Essentia: protótipo eléctrico de altas prestações

Artigo
Genesis Essentia: protótipo eléctrico de altas prestações

A Genesis esteve no centro das atenções no Salão de Nova Iorque com a revelação do Essentia, protótipo de um coupé desportivo de altas prestações totalmente eléctrico, que se assume, também, como o conceito inicial para um futuro verdadeiro GT da divisão de luxo da Hyundai, e a derradeira interpretação da sua linguagem estilística. E, neste último capítulo, não será fácil ficar indiferente a esta criação, por via das linhas extremamente desportivas e aerodinâmicas da carroçaria em fibra de carbono, com proporções típica de um Gran Turismo (longo capot, habitáculo recuado, traseira curta) e uma muito reduzida altura ao solo. Em destaque, o capot transparente (permite visualizar a estrutura monocoque em fibra de carbono com secção frontal em forma de cone, evocativa de um monologar, e as suspensões do tipo pushrod); as tomadas de ar colocadas dos lados da grelha em cascata, e que funcionam como cortinas, direccionando o ar em torno do veículo; as ópticas por laser quadruplas, estreadas no GV80 Concept; as portas do tipo asa de gaivota; os farolins traseiros: o difusor posterior; e as jantes de desenho exclusivo com acabamento em cobre.

O interior pretende maximizar a ligação entre o automóvel e o seu condutor, contando com vários elementos produzidos mediante o recurso à impressão 3D. Os bancos dianteiros revestidos a pela castanha combinam-se com a pela azul que reveste a fina consola central e os bancos traseiros, e com as aplicações em fibra de carbono; as guias dos cintos de segurança são em alumínio polido; defronte do condutor está um ecrã de 8” com moldura em piano preto – não sendo, de todo, de somenos o habitáculo totalmente transparente, graças ao tejadilho integralmente em vidro em forma de bolha. Nos pilares centrais estão instalados os comandos por intermédio de impressão digital e de reconhecimento fácil biométrico, para abertura e fecho das portas.

Primeiro veículo totalmente eléctrico da Hyundai, o Essentia tem o seu pack de baterias instalado no túnel central, numa estrutura em forma de “I”. Sem revelar o respectivo rendimento, a Genesis adianta que o grupo motopropulsor é composto por vários motores eléctricos, permitindo ao modelo cumprir os 0-96 km/h em 3,0 segundos.

Naturalmente, a conectividade é outro dos atributos deste protótipo, apto a comunicar com o ambiente que o rodeia, seja com outros veículos ou com a infraestrutura, recorrendo à inteligência artificial para sugerir os melhores percursos rumo ao destino pretendido com base, também, na disposição do momento de quem o conduz, ao mesmo tempo que adopta a configuração mecânica que melhor se ajusta a tal desiderato. Outra das suas capacidades é a sua integração com a domótica e dispositivos afins, permitindo reprogramar remotamente a climatização da casa, ligar as luzes ou permitir a entrega de encomendas.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon