CompararComparando ...

Lotus Exige Cup 430 Type 25: só para coleccionadores

Artigo
Lotus Exige Cup 430 Type 25: só para coleccionadores

Dá pelo nome de Exige Cup 430 Type 25 e rende homenagem a um dos mais emblemáticos e influentes monolugares de Fórmula 1 de sempre. Desta série especial, a Lotus só produzirá uma série limitada de 25 exemplares, numerados e construídos à mão, e dotados de algumas especificações exclusivas, algumas delas evocativas do Type 25, que dominou a temporada de 1963 da disciplina máxima do automobilismo de velocidade e garantiu à marca fundada por Colin Chapman o primeiro de sete títulos mundiais de construtores.

A base é, naturalmente, o Exige Cup 430, revelado no final do ano passado. Animado pelo 3.5-V6 com turbocompressor e sobrealimentação mecânica, capaz de oferecer 430 cv e 440 Nm, anuncia prestações de excepção: 3,3 segundos nos 0-100 km/h e 290 km/h de velocidade máxima, a par de uma downforce de 220 kg.

A marcar a diferença no Exige Cup 430 Type 25 está, desde logo, a pintura exterior, disponível em verde metalizado Lotus Racing Green ou branco Old English White, sempre com subtis pormenores contratantes no splitter dianteiro, painel de acesso frontal, tejadilho, asa traseira, complementados por exclusivos autocolantes traseiros. Ao mesmo tempo, são incluídos de série amortecedores Nitron com regulação em compressão e extensão, barras estabilizadoras Eibach igualmente reguláveis, jantes em alumínio forjado totalmente maquinadas com aros pretos, e pinças de travão de competição AP forjadas de quatro pistões e cor contrastante.

No interior marcam presença os bancos de competição em carbono, revestidos a Alcantara com costuras duplas contrastantes, as aplicações na cor da carroçaria nos bancos, consola de transmissão, moldura do ar condicionado e comandos dos vidros eléctricos, vários elementos em alumínio e em fibra de carbono (aplicados no tablier e moldura do painel de instrumentos) e o punho da alavanca de comando da caixa de velocidades em madeira – evocação directa do Type 25 de F1. Do equipamento de série fasem ainda parte o ar condicionado e o sistema de infoentretenimento, podendo os compradores do Exige Cup 430 Type 25  não só escolher a cor das caixas dos espelhos retrovisores, como decidir pela supressão de alguns itens não essenciais a uma condução desportiva, como o ar condcionado, o sistema de som ou os tapetes e alcatifas.

Cada um dos Exige Cup 430 Type 25 será prosposto, na Alemanha, por 130 mil euros, nesta verba se incluindo um certificado de autenticidade, a placa numerada e um cópia autografada por Clive Chapman, filho de Colin Chapman, e Bob Dance, chefe de mecânicos de Jim Clark durante a sua carreira na F1, do livro Jim Clark: Tribute to a Champion, da autoria de Eric Dymock.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon