CompararComparando ...

Novo Ford Focus já é oficial. Em Portugal em Outubro

Artigo
Novo Ford Focus já é oficial. Em Portugal em Outubro

A Ford acaba de revelar a mais recente geração do Focus, um modelo totalmente novo, criado a partir de uma folha em branco, e que pretende constituir um marco no segmento dos familiares compactos em termos de tecnologia, conforto, espaço e condução. Desenvolvido com base na nova linguagem estilística “human-centric”, e anunciado como o mais competente Focus de sempre, também por incluir parte importante das sugestões formuladas pelos clientes que participara no respectivo desenvolvimento, o modelo conta, ainda, com a mais alargada gama de sempre, que passa a incluir as inéditas versões Active, mais polivalente, e Vignale, mais refinada – a par das habituais derivações hatchback de cinco portas, carrinha e três volumes de quatro portas, e dos níveis de equipamento Trend, Titanium e ST-Line (os desportivos ST e RS virão mais tarde, devendo este último oferecer uma potência já na casa dos 400 cv).

Herdeiro de um histórico com duas décadas, e mais de sete milhões de unidades vendidas só na Europa, o novo Focus é, igualmente, o modelo mais dotado de sempre da Ford no que concerne à disponibilização de sistemas de assistência à condução, ao abrigo do programa Ford Co-Pilot360. Neste capítulo, referência para soluções como o cruise control adaptativo com função stop&go, reconhecimento de sinais de limite de velocidade e assistente à manutenção na faixa de rodagem (opera até aos 200 km/h); a iluminação exterior por LED adaptativa, capaz de ajustar o feixe de luz em função da informação fornecida por uma câmara, pela monitorização das curvas e (uma estreia absoluta) pelos sinais de trânsito; o estacionamento totalmente automático Park Assist 2; o head-up display (é o primeiro modelo da Ford a oferecê-lo na Europa, sendo visualizável até por quem utilize lentes polarizadas); e a assistência à direção em manobras evasivas (o sistema intervém sobre o volante para ajudar os condutores a evitar colisões com veículos imobilizados ou em marcha lenta).

Já o novo conceito estilístico pretende conjugar uma aparência exterior emocionante com uma eficácia aerodinâmica referencial para o segmento (Cx de 0,25 no quatro portas, e de 0,273 no cinco portas). Maior entre eixos 53 mm do que o seu antecessor, e com os pilares dianteiros colocados numa posição mais recuada, o novo Focus pretende exibir uma aparência mais distinta e desportiva, sem com isso prejudicar o conforto ou a habitabilidade, antes pelo contrário.

No interior, a filosofia human-centric foi aplicada no sentido de criar um ambiente mais cómodo e convidativo, com uma maior qualidade percebida, através do recurso a linhas simples, a materiais de superior qualidade efectiva e a acabamentos requintados, como o vidro polido ou as aplicações escovadas. Por dentro, como por fora, as versões Vignale, ST-Line e Active contam com elementos exclusivos, condicentes com a respectiva vocação.

Naturalmente, a conectividade é outros dos atributos do novo Focus, que estreia a tecnologia FordPass Connect, que permite tornar o veículo num hotspot para até dez dispositivos, além de disponibilizar actualizações de tráfego em tempo real para o sistema de navegação e, através da App FordPass, diversas funções remotas, como o localizador do veículo; o estado do veículo (nível de combustível, estado do alarme, etc.); abertura e fecho das portas; arranque (apenas com caixa automática). Menção, ainda, para o sistema de chamadas de emergência; para o sistema de carregamento por indução para smartphones; para o sistema de infoentretenimento Sync 3 com ecrã táctil de 8”, ligações Apple CarPlay e Android Auto; e para o opcional sistema de som B&O Play com 10 altifalantes e 675 Watt de potência.

Primeiro modelo global desenvolvido com base na nova plataforma C2, concebida para garantir maior resistência aos embates (acréscimo de 40% nos impactos frontais) e um mais generoso espaço interior, sem que tal tenha impacto negativo nas dimensões exteriores, o novo Focus promete oferecer uma habitabilidade mais ampla, nomeadamente nos lugares traseiros. Por seu turno, a capacidade da bagageira da carrinha, com os bancos traseiros rebatidos, é agora de 1650 litros (1354 litros no cinco portas), podendo o respectivo portão traseiro dispor de sistema de abertura e fecho “mãos-livres”.

A nova plataforma C2 proporciona, também, um acréscimo de 20% da rigidez torsional, um dos trunfos de que o novo Focus dispõe para oferecer um desempenho dinâmico de nível superior para a classe, a par da evoluída suspensão traseira independente com amortecimento activo CCD (pela primeira vez utilizada no Focus) montada num subchâssis isolado, ou seja, ligado à plataforma através de apoios multicompostos, com diferentes características de rigidez. Isto nas versões mais dotadas, dado que as equipas com os motores a gasolina de 1,0 e 1,5 litros montam um eixo semi-rígido posterior semelhante ao utilizado no novo Fiesta ST.

Todos os Focus passam a contar, de série, com o selector de modos de condução, que oferece os modos Normal, Sport e Eco nas versões com suspensão convencional, a que juntam os modos Comfort e Eco-Comfort nas dotadas de amortecimento CCD – cada qual ajustando a resposta do acelerador, o funcionamento da caixa automática de oito velocidades (quando instalada), a parametrização da direção de assistência eléctrica e, claro, o desempenho do amortecimento. Neste ponto, acrescente-se que as versões ST-Line contam com suspensão rebaixada 10 mm, e molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicos, e que as versões Active dispõem de uma altura ao solo aumentada em 30 mm – estreando ainda o Focus um controlo de estabilidade desenvolvido pela própria Ford, com vectorização de binário.

Quanto aos motores, na fase de lançamento, o novo Focus será proposto com duas unidades a gasolina (ambas com sistema de desactivação de cilindros, no que é a primeira aplicação de uma solução deste género numa unidade de três cilindros, passando a funcionar a dois cilindros) e outras tantas a gasóleo, todas com injecção directa e sobrealimentadas, e quase todas propostas com diversos níveis de potência. Na base da oferta estará o 1.0 EcoBoost, nas suas derivações de 85 cv, 100 cv e 125 cv, seguindo-se-lhe o novo 1.5 EcoBoost com 150 cv e 180 cv. Já a oferta Diesel incluii os novos 1.5 EcoBlue (nas versões de 95 cv e 120 cv, sempre com 300 Nm de binário) e 2.0 EcoBlue com 150 cv e 370 Nm.

De série, a caixa é sempre manual de seis velocidades, sendo proposto em opção uma nova caixa automática adaptativa de oito relações, com selector rotativo, para os motores 1.0 EcoBoost de 125 cv, 1.5 EcoBoost de 150 cv, 1.5 EcoBlue de 120 cv e 2.0 EcoBlue de 150 cv. A chegada a Portugal das primeiras unidades do novo Ford Focus está prevista para o próximo mês de Outubro.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon