0
Posted Abril 18, 2018 by António de Sousa Pereira in |Notícias
 
 

Novo BMW M2 Competition com 410 cv

A BMW acaba de anunciar o lançamento do M2 Competition enquanto sucessor do M2 Coupé, assim tornando ainda mais extrema a sua proposta destinado ao segmento dos desportivos compactos. O modelo é animado pelo mesmo seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros dos M3 e M4, dotado de tecnologia de sobrealimentação M TwinPower Turbo, capaz de disponibilizar 410cv entre as 5250-7000 rpm, e um binário máximo de 500 Nm constante entre as 2350-5200 rpm.

A esta unidade está acoplada, de série, uma caixa manual de seis velocidades, sendo proposta, em opção, uma transmissão pilotada M DCT de sete relações. No primeiro caso, os 0-100 km/h são cumpridos em 4,4 segundos, no segundo em 4,2 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 250 km/h, ou a 280 km/h se equipado o modelo com o opcional M Driver’s Package – mais 10 km/h do que no M2 Coupé.

Este é, também, o primeiro M2 a contar com botões na consola central para acesso directo às configurações do motor, da direção e da transmissão, seleccionáveis, igualmente, através dos botões M1 e M2 existentes no volante. Do equipamento de série fazem parte, ainda, elementos como o botão de arranque vermelho, as ópticas dianteiras por LED adaptativas e o sistema PDC de auxílio ao estacionamento.

Opcionais são as bacquets dianteiras M Sport com encostos de cabeça integrados e logótipo M2 iluminado, revestidas a pele preta com costuras contrastantes azuis ou laranja (o mesmo revestimento disponível para os bancos desportivos propostos de série). Na lista de opções podem encontrar-se, ainda, os travões desportivos M (com discos ventilados e perfurados, de 400 mm de diâmetro na frente e 380 mm atrás, e pinças de cor cinzenta fixas, de seis pistões na dianteira e quatro pistões no eixo posterior) e as jantes de 19” (com pneus 245/35 na frente e 265/35 atrás).

A BMW faz ainda saber que o controlo electrónico de estabilidade foi totalmente recalibrado para o M2 Competition, garantindo uma melhor tracção em piso milhado ou escorregadio, e ininterrupta em drift. O segredo estará no diferencial autoblocante electrónico activo, controlado por uma embraiagem multidiscos e capaz de variar entre 0-100% para cada roda traseira, com a função de bloqueio a ser acionada por um motor eléctrico.

Visualmente, e no exterior, o BMW M2 Competition distingue-se, desde logo, pela habitual grelha de duplo rim pintada de preto de alto brilho, similar à do M4 Competition Package. Exclusivo deste modelo é a cor cinzenta metalizada Hockheheim Silver que reveste a carroçaria.


António de Sousa Pereira