CompararComparando ...

Volvo lança S90 Excellence e desloca produção para a China

Artigo
Volvo lança S90 Excellence e desloca produção para a China

A Volvo já revelou as primeiras imagens, e as principais características, da nova e mais refinada versão do seu topo de gama, o S90 Excellence. Produzido em exclusivo na fábrica de Daqing, na China, de onde será exportado para todo o mundo, o modelo será oficialmente apresentado no Salão de Guangzhou e destina-se, sobretudo, ao que preferem, ou necessitam, de ser conduzidos.

Aqui, o banco do passageiro dianteiro dá lugar a uma consola que serve de apoio para os pés (regulável em altura) de quem viaja atrás, e conta ainda com um compartimento de arrumação onde podem ser guardados, por exemplo, os sapatos do passageiro traseiro. Os materiais são de qualidade ainda mais elevada do que o habitual; do equipamento de série fazem parte elementos como o tejadilho panorâmico integral, as mesas rebatíveis, um suporte para copos aquecido e refrigerado, o compartimento de refrigeração integrado, os copos artesanais em cristal da Orrefors e o sistema de infoentretenimento com ecrã de grandes dimensões, controlado através de um ecrã táctil traseiro específico.

A animar o S90 Excellence estará, em exclusivo, o sistema de propulsão híbrida plug-in T8, e do seu leque de atributos fazem ainda parte sistemas de assistência à condução como o City Safety com detector de animais de grande porte, ou o sistema de condução semi-autónoma Pilot Assist, operável até aos 130 k/h. O início de produção do modelo está agendado para 2017.

E sendo a China um dos seus maiores mercados, e a chinesa Geely a sua proprietária, a Volvo decidiu mesmo transferir parte significativa da sua produção para território chinês. Uma decisão que afecta todos os seus modelos, ou seja, as séries 40, 60 e 90. A marca de Gotemburgo fez mesmo saber que o S90 vai passar a ser produzido na fábrica de Daqing, e que, em breve, até as unidades destinadas à Europa serão aqui fabricadas. Os modelos da série 60 (S60 e V60), da actual e futura geração, serão produzidos na fábrica de Chengdu; os da série 40 da próxima geração serão produzidos na fabrica de Luqiao (de cujas linhas de montagem sairão ainda os modelos da Lynk & Co, a nova marca da Geely, assentes na nova plataforma CMA que também servirá de base à futura série 40).

Quanto à Europa, a fábrica de Gotemburgo continuará a produzir os modelos da série 90 (S90, V90 e XC90) e 60, a fábrica de Ghent, na Bélgica, ficará, no futuro, exclusivamente dedicada à produção da nova série 40. Nos EUA, a Volvo está a construir uma nova fábrica na Carolina do Sul, de onde sairão os modelos destinados tanto ao mercado local como para exportação.

Depois de ter sido o primeiro fabricante ocidental a exportar um modelo da China para os EUA (o S60 Inscription), onde recebeu a classificação máxima nos testes de segurança, a Volvo torna-se, agora, na marca a produzir o automóvel mais refinado alguma vez fabricado no território. Esta nova estratégia industrial é apontada como fundamental para que a Volvo atinja o seu objectivo de vender, a nível global, 800 mil automóveis/ano a partir de 2020.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon