CompararComparando ...

Cupra Ateca: nova marca estreia-se com SUV de 300 cv

Artigo
Cupra Ateca: nova marca estreia-se com SUV de 300 cv

O Ateca foi o modelo eleito pela Seat para a estreia comercial da Cupra enquanto marca nova e autónoma. E assim nasceu o novo Cupra Ateca, um SUV assumidamente posicionado entre os modelos generalistas e premium da sua classe, e em que a desportividade é a nota dominante.

Algo que fica, desde logo, patente na sua estética mais agressiva, em que pontificam elementos como a grelha superior tipo ninho de abelha, com o logótipo da marca ao centro; a grelha inferior com o nome Cupra em alumínio; o pára-choques dianteiro de desenho exclusivo; os inúmeros pormenores em preto brilhante (barras de tejadilho, caixas dos espelhos, molduras das janteas, frios laterais, grelhas, difusor traseiro, deflector posterior); as quatro ponteiras de escape; as jantes de 19” com padrão diamantado, revestidas por pneus de medida 245/40; ou as pinças de travão em preto.

No habitáculo, a diferença é ditada pelo logótipo Cupra existente nos tapetes, na chave e no ecrã inicial do monitor do sistema de infoentretenimento; os painéis das portas revestidos a Alcantara; as embaladeiras com o lettering Cupra iluminado; pela pedaleira em alumínio; e pelos bancos desportivos, igualmente revestidos a Alcantara e com costuras de cor cobre – as mesmas aplicadas no volante desportivo e na manete da caixa revestidos a pele, ambos ostentando o logótipo da marca. O equipamento de série é outro ponto a reter, incluindo elementos como o panel de instrumentos totalmente digital; o sistema de acesso e arranque sem chave; o carregador por indução para smartphones; a câmar de visão panorâmica de 360°; o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8” e navegação integrada; ou o sistema de assistência ao estacionamento.

Com 1540 kg de peso, o Cupra Ateca é animado pelo motor 2.0 TSI a gasolina, com turbocompressor, injecção directa e filtro de partículas, apto a disponibilizar 300 cv de potência e um binário máximo de 400 Nm, constante entre as 2000-2500 rpm. É combinado com uma evolução mais rápida e precisa da caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, dotada de função launch-control, e com o sistema de tracção integral 4Drive – garantindo ao modelo 247 km/h de velocidade máxima e 5,2 segundos nos 0-100 km/h.

A suspensão, do tipo MacPherson na frente e multilink atrás, dispõe de série do sistema de amortecimento pilotado DCC (Dynamic Chassis Control), tendo o condutor à sua disposição seis modos de condução: Comfort, Sport, Individual, Neve, Off-Road e Cupra. O sistema de travagem recebeu disdos de maiores dimensões (340 mm na frente, 310 mm atrás), incluindo o opcional Performance Pack o sistema de travagem de origem Brembo.

Com chegada ao mercado agendada para o final do ano, o Cupra Ateca brindará os seus primeiros sete mil clientes com uma exclusiva oferta de boas vindas: uma Caixa de Membro em fibra de carbono e com o logo da Cupra em cobre, composta por uma capa de chave em fibra de carbono e uma bracelete Cupra em fibra de carbono.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon