CompararComparando ...

Vinte anos de sucesso: nova Audi A6 allroad quattro revelada

Artigo
Vinte anos de sucesso: nova Audi A6 allroad quattro revelada

Duas décadas volvidas sobre o lançamento do modelo original, a Audi dá a conhecer a quarta geração da A6 allroad quattro. Com chegada aos principais mercados europeus aprazada ainda para o presente mês de Junho, a mais polivalente versão da carrinha de topo da marca dos quatro anéis volta a apostar num estilo distintivo, numa invejável polivalência e num elevado nível de conforto.

Naturalmente derivada da mais recente geração da A6 Avant, a nova A6 allroad quattro volta a distinguir-se, logo num primeiro olhar, pelas protecções inferiores da carroçaria, pelas barras de tejadilho específicas montadas sobre barras, elementos que, tal como a barra que une os farolins traseiros, podem dispor de acabamento em preto ou a imitar alumínio. Por seu turno, os aros dos guarda-lamas contam com acabamento contrastante cinzento de série (opcionalmente, na cor da carroçaria ou em preto brilhante), as saias laterais exibem o logótipo allroad gravado, sendo a frente dominada pelo célebre grelha Singleframe com barras verticais em alumínio, e o perfil pelas jantes de 18” revestidas por pneus de medida 225/55.

O interior está disponível em três cores – preto, beige ou castanho -, os bancos são parcialmente revestidos a pele e as inserções em cinzento grafite da A6 Avant dão aqui lugar a três opções: alumínio e dois tipos de madeira. Opcionalmente, são propostos os acabamentos allroad line, que inclui bancos desportivos bicolores revestidos a pele e Alcantara em cinzento e preto, aplicações e pedaleira em alumínio e soleiras das portas iluminadas.

Com 4,95 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,50 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,93 m, a nova A6 allroad quattro conta com os mesmos argumentos, em termos de espaço interior, da A6 Avant, o que significa uma generosa habitabilidade para todos os ocupantes, e uma bagageira cuja capacidade varia entre 565 litros e 1680 litros, sendo o banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40 oferecido de série. Também de série são o portão traseiro com operação eléctrica, a chapeleira de funcionamento automático e o kit para arrumação de bagagens compostas pelas calhas no piso da mala, pela cinta tensora e pelos dois ganchos para sacos de compras.

A confirmar o carácter multifacetado da nova A6 allroad quattro está, igualmente, a altura ao solo de 139 mm e a suspensão pneumática adaptativa, com afinação específica para este modelo e altura variável, em função da velocidade de circulação e do modo de condução eleito pelo utilizador através do respectivo selector Audi drive select. Nos modos auto e comfort, a altura ao solo é de 139 mm no arranque, sendo automaticamente ajustada em função da velocidade, baixando 15 mm acima dos 120 km/h. No modo off-road, a altura ao solo é aumentada em 30 mm a velocidades de até 80 km/h, podendo sem ampliada em 15 mm adicionais a velocidades inferiores a 35 km/h, para um máximo de 184 mm.

Com uma capacidade de reboque de 2,5 toneladas, a nova A6 allroad quattro conta ainda, de série, com controlo electrónico de descidas e tracção integral quattro, conjugada com um sistema de vectorização de binário e podendo dispor, em opção, de diferencial traseiro autoblocante. Na Europa, o modelo é proposto com três opções de motorização, todas a gasóleo e protagonizadas pelo conhecido 3.0-V6 TDI mild hybrid da casa de Ingolstadt, dotado de um sistema eléctrico de 48 Volt e bateria de iões de lítio de 10 Ah, e sempre combinado com a caixa automática tiptronic de oito velocidades: a versão de acesso A6 allroad quattro 45 TDI disponibiliza 231 cv e 500 Nm, cumprindo os o-100 km/h em 6,7 segundos e alcançado 250 km/h de velocidade máxima; a opção intermédia A6 allroad quattro 50 TDI oferece 286 cv e 620 Nm, cumprindo os 0-100 km/h em 5,7 segundos; no topo da oferta está a A6 allroad quattro 50 TDI 55 TDIm com 349 cv e 700 Nm, capaz de cumprir os 0-100 km/h em 5,2 segundos.

Com direcção de assistência variável proposta de série, a mais polivalente das carrinhas da gama A6 pode montar, em opção, o sistema de direcção às quatro rodas. Solução que, a velocidades abaixo dos 60 km/h, vira as rodas traseiras até 5° no sentido oposto ao das dianteiras (para reduzir o diâmetro de viragem e tornar a resposta da direcção mais imediata), passando a virá-las até 2° no mesmo sentido das dianteiras a velocidades mais elevadas (para incrementar a estabilidade a alta velocidade e nas mudanças de direcção).

Na fase de lançamento, a nova A6 allroad quattro será proposta, também, numa edição especial comemorativa do vigésimo aniversário do modelo, denominada “20 years allroad”. Disponivel nas cores verde, branca e castanha, conta com acabamentos exteriores em preto, jantes de 19” de desenho exclusivo, bancos desportivos em pele e Alcantara pretos, aplicações interiores em alumínio e soleiras das portas iluminadas.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon