CompararComparando ...

Novo Mercedes GLA chega na Primavera. Também em versão AMG

Artigo
Novo Mercedes GLA chega na Primavera. Também em versão AMG

Está marcada para a próxima Primavera a chegada ao mercado português da nova geração do GLA, modelo que não completa a gama de modelos compactos da Mercedes, como representa o acesso à oferta SUV da marca da estrela. Uma proposta que, assumidamente, aposta numa maior polivalência, e numa imagem a condizer.

São prova disso elementos de design como a secção dianteira mais vertical (com distintivas entradas de ar, de lamela simples e estrela colocada em posição central na grlha frontal) pou as protecções exteriores da carroçaria. A que se juntam os farolins traseiros bipartidos e jantes de até 20” para compor um visual que, de imediato, é identificável com o introduzido pelo novo Classe A, mas também confere ao novo GLA uma aparência mais aventureira.

Com 4410 mm de comprimento, 1834 mm de largura, 1611 mm de altura e 2729 mm entre eixos, face ao seu predecessor, o novo GLA é 14 mm mais curto 30 mm mais largo, 104 mm mais alto e 30 mm maior entre eixos. Com tudo isto, o construtor de Estugarda assegura que nem por isso o habitáculo deixa de ser mais espaçoso do que na anterior geração, sobretudo no que ao espaço para pernas atrás e à capacidade da mala diz respeito.

Ao mesmo tempo, os bancos são mais verticais e foram colocados em posição mais elevada (mais 140 mm do que no Classe A, mais 50mm do que no Classe B), por forma a garantir uma posição de condução mais dominante e uma melhor visibilidade para o exterior. Quanto aos bancos traseiros, oferecem rebatimento na proporção 40/60 ou 40/20/40), podendo, em opção, dispor de ajuste da inclinação das costas e longitudinal do assento em 140 mm o que permite fazer variar, em função das necessidades do momento, o volume da bagageira, de série dotada de um piso ajustável.

Já o painel de instrumentos e o ecrã de comando do sistema de infoentretenimento são propostos em três variantes: ambos com 7”; o primeiro com 7” e o segundo com 10,25”; e ambos com 10,25”. Em qualquer dos casos, é de série o sistema MBUX com head-up display totalmente a cores e sistema de navegação com realidade aumentada.

Em termos de châssis, o novo GLA recorre a um eixo dianteiro do tipo MacPherson com braço inferior transversal e triângulo  em alumínio forjado, e a eixo traseiro multilink de quatro braços, tendo a largura das respectivas vias ((1605 mm na frente, 1606 mm atrás) aumentado 46 mm em ambos os eixos face ao modelo, ao passo que a distância ao solo aumentou 9 mm, para 143 mm. A não ser na versão mais extrema, a tracção é dianteira, estando em opção disponível o sistema de tracção integral 4Matic com embraiagem multidisco de actução electromecânica e revestimento em fibra de carbono, capaz de transmitir até 1000 Nm de binário.

Através do selector de modos de condução Diynamic Select, três mapas de características permitem alterar o funcionamento do sistema 4Matic, através de uma diferente repartição estática do binário entre os eixos dianteiro e traseiro: Eco/Comfort (80/20), Sport (70/30) e Off-road (50/50, aqui actuando quase como um bloqueio do diferencial). Nas versões 4Matic do GLA é de série o Pack Off-Road Engineering, que inclui não só uma função especial de iluminação de todo-o-terreno, desde que o veículo esteja equipado com faróis Multibeam LED (as luzes de berma permanecem ligadas até aos 50 km/h,); mas também um modo de transmissão adicional que adapta tanto as características do sistema de tracção total, como a entrega da potência do motor e a intervenção do ABS.

Quanto à gama de motores, para já, a Mercedes apenas refere duas opções. Uma delas é protagonizada pelo GLA 200, animado pelo motor turbocomprimido a gasolina M 282 de 1,33 litros, com sistema de desactivação de cilindros, 163 cv de potência e um binário máximo de 250 Nm.

No outro extremo da oferta está o Mercedes-AMG GLA 35 4Matic, animado pelo motor 2.0 Turbo de 306 cv e 400 Nm, combinado com a caixa pilotada de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 8G, e com o sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic. Capaz de cumprir os 0-100 km/h em 5,1 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 250 km/h, o modelo distingue-se, ainda, pela grelha AMG; pelo splitter dianteiro cromado (opcionalmente em preto brilhante); pelas jantes de 19” com cinco braços duplos; pelo pára-choques traseiro com novo difusor; pelo deflector posterior colocado no topo do portão traseiro; pelos bancos em pele sintética/microfibra pretos com pespontos vermelhos, a mesma cor presente nos cintos de segurança e nos aros das saídas ventilação; pelas aplicações em fibra de carbono; pelo volante desportivo em pele perfurada com costuras vermelhas, com patilhas de comando da caixa e secção inferior plana; pela pedaleira em aço inox; pelo painel de instrumentos totalmente digital, com três modos de visualização (Classic, Sport e Supersport) e menu AMG que garante acesso a diversos ecrãs específicos.

Referência final para o completo Pacote de Assistência à Condução do novo GLA que inclui: cruise control adaptativo Distronic  (com função de travagem e assistente de fila de trânsito); assistente activo de direcção (com assistente activo de travagem de emergência – destrancamento automático das portas e chamada SOS após imobilização do veículo -; assistente activo de mudança de faixa de rodagem e função de corredor de emergência); sistema de leitura de sinais de trânsito com assistência activa ao limite de velocidade, assistente de direcção em manobra de desvio; assistente activo de faixa de rodagem; monitorização do ângulo morto (incluindo bicicletas); assistente activo de travagem; e Pre-Safe Plus).

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon