CompararComparando ...

Abarth Competizione com o cunho TAG Heuer

Artigo
Abarth Competizione com o cunho TAG Heuer

Não são frequentes as edições de automóveis associadas a marcas relojoeiras, embora se trate de uma associação prestigiada entre duas manifestações de engenharia mecânica muito caras ao universo masculino… Afinal de contas, não se costuma dizer que “os automóveis e os relógios são os brinquedos do homem”? Com a série especial Abarth 595 “Competizione by TAG Heuer” entregue com um cronógrafo Carrera personalizado, haverá 30 aficionados felizes por terem conseguido “dois coelhos de uma cajadada só”…

O resultado da parceria entre a Abarth e a TAG Heuer, duas marcas com fortíssimas raízes no desporto motorizado das últimas décadas, foi divulgado por ocasião do Salão de Bruxelas – e consiste num Abarth 595 desenvolvido pela Garage Italia Customs (dirigida pelo herdeiro do império Fiat, Lapo Elkann) devidamente personalizado e limitado a 30 exemplares. O seu motor 1.4 T-jet foi esticado até aos 180 cv (e 250 Nm de binário), graças a uma turbina e a um escape de alta performance Monza Record. Outros valores de sublinhar: aceleração 0-100 km/h em 6,7 segundos e qualidade de travagem assegurada por um sistema Brembo.

Depois, há todo um conjunto de detalhes que fazem a diferença, incluindo placas identificativas TAG Heuer no interior e no exterior, pintura exclusiva Garage Italia Customs, jantes especiais de 17 polegadas, assentos Sabelt e até um relógio com muita pinta desportiva: trata-se do Carrera Chronograph de corda automática, com o logo Abarth no contador às 9 horas e o escorpião Abarth gravado no fundo da caixa de 41 mm, acabamento de superfície do aço alternadamente polido/escovado e correia de couro preto perfurado com costura a vermelho.

Apesar de todo o seu historial de ligação ao desporto motorizado através de instrumentação de bordo, inspiração para o design de mostradores ou nomenclatura de modelos diversos, sistemas de cronometragem, pioneirismo na área do patrocínio e tantos logótipos em bólides de Fórmula 1 ou carros de corrida em diversas outras disciplinas, a TAG Heuer nunca se tinha associado à personalização de uma viatura. Fá-lo agora numa era em que Jean-Claude Biver é CEO, tendo ele relações privilegiadas com Lapo Elkann. Daí a associação.

Para o público português, um senão: a combinação Abarth 595 ‘Competizione by TAG Heuer’ com o TAG Heuer Carrera Chronograph personalizado está confinado aos mercados belga e luxemburguês com um preço de €27 790 euros… mas disponível para compradores de qualquer nacionalidade, claro! Em Portugal, a versão regular do Carrera Chronograph de 41 mm custa à volta dos 4000 euros.

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon