CompararComparando ...

Aston Martin DBS 59: regresso ao futuro com edição limitada

Artigo
Aston Martin DBS 59: regresso ao futuro com edição limitada

O nome dificilmente podia ser mais singelo: DBS 59. Nasceu para comemorar a dobradinha do emblemático DBR1 nas 24 Horas de Le Mans de 1959, uma iniciativa do concessionário de Cambridge da Aston Martin, que encomendou ao departamento de veículos especiais da marca de Gaydon, a Q by Aston Martin, uma edição limitada a 24 exemplares do seu modelo de produção mais veloz de sempre, o DBS Superleggera de 715 cv – uma por cada hora dessa mítica (para a marca britânica) edição da prova de resistência francesa.

O carácter exclusivo do DBS 59 é reforçado também por diversos elementos de estilo personalizados, pelos interiores artesanais e por elementos gráficos directa e assumidamente evocativos do DBR1, e da sua façanha. Convirá não esquecer que o DBR1 é um dos mais raros Aston Martin de sempre, já que apenas cinco foram produzidos, sendo que a última vez que um deles foi transacionado em leilão, acabou por ser licitado por cerca de 20 milhões euros, tornando-se, assim, no automóvel produzido na Grã-Bretanha com o valor de transação mais elevado de sempre.

Já o DBS 59 pode ser identificado, no exterior, pela sua belíssima pintura verde, pelo recurso extensivo à fibra de carbono com acabamento brilhante, pelos vários elementos de cor bronze (como sejam a moldura da grelha, a inscrição Superleggera no capot, o lettering da Aston Martin na traseira ou o emblema da Q nos guarda-lamas) e pelo número pintado sobre fundo branco nos guarda-lamas, identificativo de cada unidade. No habitáculo, a diferença é ditada pela combinação de pele preta e castanha, conjugada com um tecido inspirado pelo material utilizado para revestir as costas dos bancos e os painéis interiores das portas do DBR1; pelos olhais no compartimento traseiro para acomodar os capacetes, as luvas e os fatos de competição; e pelo logótipo “DBS 59” gravado nos encostos de cabeça.

Para este DSB Superleggera muito especial foi ainda criado um conjunto de acessórios em azul de época, e dotados dos logótipos da Aston Martin e do DBS 59. Aqui se incluindo as luvas de competição baseadas nas utllizadas por Caroll Shelby, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1959; a réplica do capacete de competição desse ano; o conjunto de duas malas a combinar com a decoração interior; e a capa para cobertura do veículo na mesma cor da carroçaria.

Quem possa estar interessado num destes 24 exemplares do DBS 59, já disponíveis para encomenda, apenas terá de entrar em contacto com Simon Lane, da Aston Martin Cambridge, através do e-mail simon.lane@jardinemotors.co.uk.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    19 + 2 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.