CompararComparando ...

Aston Martin Valkyrie AMR Pro: hiperdesportivo de corridas

Artigo
Aston Martin Valkyrie AMR Pro: hiperdesportivo de corridas

Depois da versão de produção, aí está o Valkyrie AMR Pro, a variante do hiperdesportivo da Aston Martin destinada a uma utilização exclusiva em circuito – e, segundo os seus criadores, com prestações não muito distantes das oferecidas por um carro de LMP1 ou mesmo um monolugar de Fórmula 1. Para já, a marca de Gaydon reserva para futura oportunidade a revelação de todos os detalhes técnicos de um modelo de que serão produzidos não mais do que 25 exemplares, já todos com destinatário definido,  mas sempre adianta um peso na casa dos 1000 kg, e a capacidade para gerar uma downforce que é o dobro deste valor.

Para tal, as superfícies aerodinâmicas foram revistas, merecendo destaque a carroçaria mais larga e as asas dianteira e traseira, também elas, substancialmente mais largas. Ao mesmo tempo, para poupar no peso, a carroçaria em fibra de carbono é ainda mais leve; foram removidos os ecrãs do sistema de infoentretenimento; e foram instalados novos componentes ultraleves específicos de competição como o pára-brisas e as janelas laterais em policarbonato, os triângulos de suspensão em fibra de carbono, as bacquets de competição e um sistema de escape mais leve.

A nova calibragem dos sistemas de controlo de emissões do motor 6.5-V12 atmosférico, e a reprogramação do software de controlo do sistema de recuperação de energia, têm como resultado uma potência combinada superior a 1100 cv, permitindo que a relação peso potência seja inferior a 1 kg/cv. Ainda que esse não tenha sido o objetivo primeiro das modificações operadas, a velocidade máxima supera os 360 km/h, mas mais importante será a capacidade do Valkyrie AMR Pro alcançar acelerações laterais superiores a 3 g.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

18 − 17 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.