CompararComparando ...

Audi A4 renovado chega no Outono. Inédita versão S4 TDI de 347 cv

Artigo
Audi A4 renovado chega no Outono. Inédita versão S4 TDI de 347 cv

Após quatro anos no activo, o Audi A4 recebe a sua habitual actualização de meio de ciclo, oportunidade aproveitada pela marca dos quatro anéis também para introduzir novas motorizações na gama, uma das quais dando origem a uma variante inédita: o S4 TDI. Pela primeira vez animada por um motor gasóleo, a derivação desportiva do familiar médio da casa de Ingolstadt está disponível nas versões berlina e carrinha, recorrendo a um V6 turbodiesel de 3,0 litros e 347 cv.

Comum a toda a renovada gama A4 é o estilo revisto, ainda mais desportivo e dinâmico, por via, sobretudo, da introdução de uma grelha frontal mais larga e baixa, e de ópticas dianteiras por LED, propostas de série em toda a gama (por matriz de LED e assistente de máximos em opção). As linhas exteriores (base, advanced e S line) também são novas, existindo soluções específicas para as versões “especiais” S4 e A4 allroad quattro.

No interior, a principal novidade será a chegada do sistema de infoentretenimento MMI de nova geração, com ecrã de 10,1”, a par de dois novos pacotes de acabamentos e equipamento interiores, design selection e S line, passíveis de combinar com qualquer das linhas exteriores. Também estão disponíveis três opções de painel de instrumentos, duas delas combinando elementos analógicos e digitais, e uma terceira totalmente digital e personalizável, o conhecido Audi virtual cockpit, com ecrã de 12,3”, combinado com o head-up display e a versão mais evoluída do sistema de infoentretenimento, denominada MMI Plus.

Por altura do seu lançamento, o renovado A4 será proposto na Eruopa com seis motores turbocomprimidos (TDI a gasóleo de quatro cilindros em linha ou V6, e TFSI a gasolina de quatro cilindros em linha), que vão dos 150 cv oferecidos pelo A4 35 TFSI aos 347 cv disponibilizados pelo S4 TDI. Três destas unidades motrizes são do tipo mild hybrid, ao passo que a transmissão será dianteira ou integral quattro, e sempre automatizada de série (embora as opções, neste capítulo, em função dos motores e da escplha do cliente, incluam três tipos de caixa de velocidades: manual de seis relações, pilotada de dupla embraiagem S tronic de sete relações, ou automática tiptronic com conversor de binário e oito relações).

No que às ligações ao solo diz respeito, são propostas a suspensão desportiva, rebaixada 23 mm, e duas suspensões adaptativas, uma mais vocacionada pata o conforto (rebaixada 10 mm), a outra de orientação desportiva, e igualmente rebaixada 23 mm. A actuação do controlo do amortecimento activo é definida pelo selector de modos de condução Audi drive select, que também ajusta o funcionamento da direcção, da transmissão automática e da resposta do acelerador.

Grande novidade na nova gama do familiar médio germânico são os S4 TDI e S4 Avant TDI, animados pelo motor 3.0-V6 TDI com 347 cv e um binário máximo de 700 Nm, capaz de permitir ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 4,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h. Um propulsor que conta com um compressor eléctrico, bem como com um sistema eléctrico de 48 Volt, que também incorpora um sistema mild-hybrid, assegurado por um alternador/motor de arranque integrado, com uma capacidade máxima de recuperação da energia de travagem de 8 kW, armazenada numa bateria de iões de lítio com 0,5 kWh de capacidade, armazenada sob o piso da bagageira.

A transmissão combina o sistema de tracção integral permanente quattro com a caixa automática tiptronic de oito velocidades. Em opção, é proposto o diferencial desportivo que tem com função distribuir a potência pelos dois eixos. Naturalmente, a suspensão desportiva, com afinação específica, também faz parte do lote de atributos do S4 TDI, podendo, em opção, contar com amortecimento activo.

A completar a gama do renovado A4 está a variante mais versátil da família, a A4 allroad quattro, com altura ao solo incrementada em 35 mm, e suspensão com afinação específica, disponível com amortecimento pilotado em opção. Também a distinguir esta versão estão as habituais protecções inferiores do châssis e laterais da carroçaria, e as vias mais larga 6 mm na frente e 11 mm atrás.

Já disponível para encomenda, e chegada ao mercado aprazada para o Outono, o renovado Audi A4 será proposto, na fase de lançamento, também numa série especial denominada edition one, disponível com os motores 2.0 TFSI de 245 cv, 2.0 TDI de 190 cv e 3.0 TDI de 231 cv. A linha exterior é baseada no nível S line, complementado por elementos como os acabamentos pretos ou escurecidos, estando para o interior disponíveis os acabamentos design selection e S line.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    19 + 13 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.