CompararComparando ...

Audi A6 e-tron concept: A6 totalmente eléctrico a caminho

Artigo
Audi A6 e-tron concept: A6 totalmente eléctrico a caminho

Mais uma novidade de peso estreada no Salão de Xangai com a revelação do Audi A6 e-tron concept, protótipo que antecipa o futuro A6 e-tron, ou seja, um A6 de propulsão totalmente eléctrica, a lançar na segunda metade de 2022, o mais tardar em 2023. Tanto ou mais importante, o facto de este protótipo fazer já uso da nova plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche, e que servirá as próximas gerações de modelos de luxo eléctricos de ambas as marcas (e, mais tarde, também da Bentley), tanto berlinas e coupés como SUV, esperando-se os primeiros a chegar ao mercado sejam os novos Macan e Q6 e-tron, seguidos, pouco depois, do A6 e-tron.

Esta versatilidade da nova arquitectura PPE deve-se não só à sua capacidade de adaptar-se a distintas dimensões exteriores e diferentes distâncias entre eixos, como ao facto de a bateria estar montada sob o piso, entre os eixos, numa configuração praticamente plana e ocupando praticamente toda a base do veículo. O que permite, por seu turno, que a mesma seja utilizada quer em modelos com uma postura mais dinâmica, quer em propostas com superior altura ao solo, como os SUV, sem que para al seja necessário efectuar alterações de maior na estrutura base da plataforma

Quanto ao A6 e-tron Concept, e não obstante a sua designação, afirma a Audi que o mesmo mais não partilha com os actuais A6 e A7 Sportback do que as dimensões exteriores próximas das destes: 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 de altura. De resto, e começando pelo conceito estilístico, tudo é novo, com a carroçaria do tipo dois volumes e meio, em que pontifica uma secção traseira altamente dinâmica, a representar a mais recente evolução da linguagem de design da marca dos quatro anéis, que será aplicada em todos os seus futuros modelos eléctricos de luxo, e desde logo marcada por uma eficiência aerodinâmica ilustrada por um Cx de 0,20, referencial para o segmento.

Outros pontos a reter no visual do A6 e-tron concept, a generosa distância entre eixos (sinónimo, também, de uma ampla habitabilidade), as projecções curtas, a linha de tejadilho ao estilo coupé e as proporções dignas de um desportivo, sublinhadas pelas jantes de 22”. Assim como as formas desprovidas de arestas, as câmaras em substituição dos retrovisores exteriores, montadas na  base dos pilares dianteiros, ou os guarda-lamas unidos por uma secção em preto, na área em que está instalada a bateria, já um elemento de design típico das propostas 100% eléctricas da Audi.

A secção dianteira é dominada pela grelha Singleframe “fechada”, ladeada por generosas tomadas de ar laterais inferiores, para arrefecimento do sistema de propulsão e dos travões, e pelas ultrafinas ópticas frontais. Na traseira, menção para os farolins ininterruptos de efeito tridimensional, e para o difusor taseiros de grandes dimensões.

A propósito de iluminação, convém realçar que o A6 e-tron concept recorre a tecnologia digital LED Matrix e OLED, capaz de oferecer inúmeras opções de personalização e várias funcionalidades inéditas. Por exemplo, três pequenos projectores de LED, colocados de cada lado do veículo, não só iluminam o solo quando as portas são abertas, saudando os passageiros com mensagens personalizáveis, como projectam mensagens de aviso especifico, como seja para alertar um ciclistas que se aproxime quando uma das portas está prestes a ser aberta. Por seu turno, quatro projectores de LED adicionais, colocados um em canto do veículo, actuam como indicadores de mudança de direção, mas a função porventura mais espectacular é a possibilidade de as óptcias dianteiras projectarem numa parede, em, formato XXL, jogos que os ocupantes podem disputar, por exemplo, durante o período em que a bateria está a ser recarregada, controlados através dos respectivos smartphone.

No A6 e-tron concept, a bateria conta com uma capacidade em torno dos 100 kWh, podendo ser recarregada em postos de carregamento rápido até 800 Volt e até 270 kW, como no novo e-tron GT, de modo a que menos de 25 minutos sejam suficientes para repor 80% da respectiva carga, e que 10 minutos bastem para garantir uma autonomia de mais de 300 km. A Audi assegura que o A6 e-tron concept, e o A6 e-tron de produção em série que se lhe seguirá, foi concebido para ser utilizado comoum automóvel de todos os dias, e não apenas para trajectos curtos, pelo que, dependendo da versão, a autonomia máxima será superior a 700 km.

Certo é, igualmente, que os modelos assentes sobre a nova plataforma PPE tanto poderão montar um motor por eixo, assim usufruindo de tracção integral, como apenas um motor instalado no eixo traseiro, no caso das versões de acesso ou com mais autonomia – no caso do A6 e-tron concept, os dois motores eléctricos garantem 475 cv e 800 Nm. Quanto às prestações, fica a garantia de que as variantes mais dotadas estarão aptas a cumprir os 0-100 km/h em menos de 4,0 segundos, e as mais acessíveis em menos de 7,0 segundos.

Palavra final para a suspensão, que na frente adopta uma arquitectura de cinco braços, especialmente optimizada para veículos eléctricos, sendo o eixo traseiro do tipo multilink. Com o A6 e-tron concept a dispor, ainda, de amortecimento pneumático adaptativo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.