CompararComparando ...

Audi A8 renovado chega na Primavera

Artigo
Audi A8 renovado chega na Primavera

A Audi acaba de apresentar o renovado A8, actualização da quarta geração, lançada em 2017, de um modelo nascido para suceder ao pioneiro Audi V8, primeiro proposta do género da marca de Ingolstadt, apresentada em 1994. As alterações operadas incidiram não só sobre a estética exterior, trazendo consigo melhorias também ao nível da tecnologia e do equipamento.

Visualmente, o revisto A8 apresenta uma grelha Singleframe com uma base grelha mais larga, e contornada por arestas cromadas; ópticas dianteiras Digital Matrix LED com tecnologia DMD, cada quual contendo, aproximadamente, 1,3 milhões de micro-espelhos, que dispersam a luz em minúsculos pixels); entradas de ar laterais mais verticais; guarda-lamas de generosas dimensões (indiciadores de que a tracção integral é de série em todas as versões); e traseira dominada por grandes áreas cromadas, pelas quatro ponteiras de escape e pelos farolins OLED digitais, unidos por uma faixa de luz segmentada. Estes novos farolins são, igualmente, de série em todas as versões, oferecendo uma assinatura luminosa personalizável, com duas opções (três na variante de topo S8), uma delas só disponível com modo de condução dynamic, disponibilizado pelo selector de modos de condução Audi Drive Select.

No interior, os bancos em pele são de série, existe um novo pacote de luz ambiente plus (de série no S8 e incluído no opcional pacote Audi Design Selection) e são propostas várias opções para os bancos traseiros. Em destaque, o banco de relaxamento disponível na versão longa, o A8 L, com inúmeras opções de regulação, apoio para os pés montado na traseira do banco do passageiro (pode ser utilizado para aquecer e massajar os pés), massagem nas costas (através de dezoito almofadas pneumáticas), encostos de cabeça ajustáveis eletricamente, e ar condicionado automático de quatro zonas. Entre os dois lugares traseiros pode ser montada, em opção, uma consola central ou uma mesa dobrável, assim como um sistema de infoentretenimento com novos ecrãs 10,1” embutidos nas costas dos bancos dianteiros, ou um frigorífico com compartimento de bar.

No capítulo da tecnologia, menção para a inclusão, de série, do painel de instrumentos totalmente digital Audi virtual cockpit e do sistema de infoentretenimento MMI Navigation plus de terceira geração, com dois ecrãs sobrepostos (de 10,1” e 8,6”) e comandos vocais através da expressão “Olá, Audi!”. Da lista de opções fazem parte o head-up display  e o sistema de som Bang & Olufsen Advanced Sound, com sonoridade 3D para os lugares traseiros, amplificador de 1920 Watt e 23 altifalantes.

Continuando a ter por base a conhecida estrutura Audi Space Frame (ASF), em que a carroçaria é composta em 58% alumínio, e o châsssis recorrer a uma combinação alumínio, aço, magnésio e CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), o renovado A8 pode incluir cerca de quarenta sistemas de assistência ao condutor, inclui de série o Audi pre sense basic e os dispositivos de segurança dianteira integrados no Audi pre sense, e propõe, neste capítulo, três pacotes opcionais. O Park assenta no sistema de estacionamento remoto remote park assist plus, que estaciona automaticamente o veículo em lugares paralelos ou na perpendicular mesmo estando o condutor fora do mesmo; o City, inclui o assistente de cruzamento, o assistente de saída involuntária de faixa de rodagem, e o sistema de segurança Audi pre sense 360°, que alerta para o risco de um impacto lateral; e o Tour, que inclui o cruise control adaptativo.

Passando aos motores, estarão disponíveis no mercado três opções, as duas mais acessíveis propostas em ambas as derivações de châssis, normal e longa, e tendo todas acoplada uma caixa automática tiptronic de oito relações, e a velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h. O A8 50 TDI quattro monta o 3.0-V6 turbodiesel com tecnologia microhíbrida, 286 cv e 600 Nm/1750-3250 rpm, anunciando 5,9 segundos nos 0-100 km/h. Por seu turno, o A8 60 TFSIe quattro é um híbrido plug-in que recorre ao 3.0-V6 a gasolina e a um motor eléctrico, anuncia um rendimento combinado de 462 cv e 700 Nm, cumpre os 0-100 km/h em 4,9 segundos, e faz uso de uma bateria de iões de lítio com 17,9 kWh de capacidade (útil de 14,4 kWh), bem mais do que a capacidade total de 14,1 kWh da anterior geração, embora não tenham ainda sido anunciados os ganhos em termos de autonomia em modo totalmente eléctrico (estão ainda disponíveis os modos Hybrid, Hold e Charge, esta última com uma capacidade máxima de carregamento da bateria de 7,4 kW).

No topo da gama volta a estar o S8 TSFI quattro, animado pelo V8 biturbo de 571 cv e 800 Nm/2050-4500 rpm, apto a cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,8 segundos. A suspensão activa preditiva, o diferencial traseiro desportivo e o sistema de direcção às quatro rodas são de série, distinguindo-se, ainda, o A8 através de elementos de estilo específicos tanto no exterior como no interior e pela possibilidade de montar um sistema de travagem com discos carbocerâmicos.

No que aos restantes elementos mecânicos diz respeito, e como referido, o sistema de tracção integral quattro, com diferencial central autoblocante, é série em todos os A8, podendo, em opção, der complementado com o diferencial traseiro desportivo (de série no S8, e não disponível na versão híbrida plug-in). Também de série é a suspensão com amortecimento pneumático adaptativo, sendo opcionais (excepto no S8) a suspensão activa preditiva (antecipa determinados aspetos da condução e, através de actuadores electromecânicos, opera sobre cada roda do veículode forma independente, gerindo a altura ao solo em cada situação) e a direcção às quatro rodas.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.