CompararComparando ...

Audi Prologue Avant: o futuro da marca passa por aqui

Artigo
Audi Prologue Avant: o futuro da marca passa por aqui

Antevendo o futuro dos modelos da marca, a Audi vai apresentar no próximo Salão de Genebra o concept Prologue Avant, que alia formas musculadas e dinâmicas a novas técnicas de construção para reduzir o peso total e tracção integral quattro.

Largo e baixo, este Audi Prologue Avant surge na senda de concepts como o Proto Avant de 1982, sendo clara e facilmente identificável como um Audi, desde logo pela grande grelha que pontua a secção dianteira. As linhas fluídas prosseguem depois ao longo da carroçaria, com capot longo e pilar D que sendo bastante mais plano do que o habitual oferece um aspecto mais em consonância com o de um coupé desportivo do que o de uma carrinha.

Os faróis demarcam-se pela tecnologia Matrix Laser, a mais recente inovação da Audi que promete revolucionar o desenho e funcionalidade. Na prática, a luz é decomposta em vários pequenos pixéis, resultando em modos de distribuição de luz praticamente ilimitados. Atrás, os faróis esculpidos recorrem à tecnologia LED para efeito mais dinâmico.

As dimensões são generosas, com 5,11 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,4 m de altura e 3,04 m de distância entre eixos, dispondo no seu interior de quatro lugares individuais para conforto superior dos ocupantes.

Interior tecnológico

Aqui, forma e função aliam-se de forma evidente, imperando a tonalidade escura dos revestimentos mas também o espaço para os quatro ocupantes. No tablier, destacam-se os três ecrãs tácteis que oferecem novas possibilidades de conectividade e de controlo. Largas molduras em alumínio rodeiam os ecrãs orientados para o condutor, à esquerda e à direita do volante: o da esquerda controla as funções de assistência à condução, o da direita, controla o sistema multimédia. O passageiro da frente, por sua vez, conta com um ecrã integrado no tablier, servindo para configurar elementos de entretenimento e de conveniência. Com um gesto, o passageiro pode “atirar” informação de multimédia ou de navegação para o Audi Virtual Cockpit à frente do condutor. Existe ainda um outro ecrã OLED na consola central para outras funções de entretenimento.

Além disso, o condutor e os três passageiros podem estabelecer comunicação digital com o mundo exterior através de ecrãs OLED. Os ocupantes dos bancos traseiros também contam com ecrãs OLED destacáveis para se ocuparem com os seus próprios meios de entretenimento. Um admirável mundo novo… de tecnologia.

Ainda no interior, elementos como os bancos dianteiros com calhas montadas no túnel central e nas longarinas e as capas protectoras para as saídas da ventilação revelam grande nível de atenção ao detalhe. Outra funcionalidade interessante prende-se com o sistema denominado “Butler” (Mordomo, em português), um software inteligente que identifica os passageiros através dos seus smartphones e ajusta os bancos e a climatização ao gosto desses.

Tecnologia Plug-in hibrida

A tecnologia Plug-in híbrida deste Audi Prologue Avant é quase idêntica à do Audi Q7 e-tron quattro que tem lançamento agendado para o verão deste ano. O motor 3.0 TDI oferece 353 cv de potência e um potente motor eléctrico integrado na caixa automática de oito velocidades tiptronic contribui com 100 kW para um total de 455 cv e 750 Nm de binário. A tracção é integral permanente quattro.

Este protótipo acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, tendo velocidade máxima limitada a 250 km/h. O consumo médio apontado é de 1,6 l/100km e as emissões de CO2 cifram-se nos 43g/km. A bateria de iões de lítio montada na traseira tem uma capacidade de 14.1 kWh, oferecendo cerca de 50 km de autonomia para modo eléctrico.

Recorrendo à tecnologia de carregamento wireless que a marca está a desenvolver para os seus modelos de produção, a bateria pode ser carregada por indução.

Ao nível do chassis, os seus principais atributos estão na suspensão adaptativa a ar, para amortecimento variável e nas rodas traseiras direccionais, virando até cinco graus em oposição às rodas da frente para melhorar a dinâmica.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro