CompararComparando ...

Bell & Ross e Renault: aliança francesa na F1

Artigo
Bell & Ross e Renault: aliança francesa na F1

Nunca antes se viram tantas parcerias relojoeiras na Fórmula 1 como neste ano. Só a Manor Racing (ainda) não tem official timekeeper. De resto, a Richard Mille associou-se à McLaren-Honda e à Haas F1 Team, a TAG Heuer à Red Bull Racing Formula 1 Team, a Hublot prossegue a ligação à Scuderia Ferrari, a IWC continua com a Mercedes AMG Petronas, a Oris tem uma duradoura parceria com a Williams Martini Racing, a Casio apoia a Scuderia Toro Rosso através da submarca Edifice, a Sauber faz-se acompanhar da Edox, a Sahara Force India assinou com a TW Steel e a Bell & Ross estreou-se no desporto motorizado ao mais alto nível com a Renault Sport Formula 1 Team.

Foi a própria escuderia francesa que abordou a marca de relógios fundada em Paris por Bruno Bellamich e Carlos Rosillo, no ano de 1992 – e que fabrica os seus instrumentos do tempo na Suíça. Como é óbvio, a parceria foi considerada aliciante e, apesar de ter ficado selada mesmo em cima do arranque do Campeonato do Mundo, já está celebrada com o lançamento de modelos comemorativos. Ou seja, enquanto marca vocacionada para a criação de relojoaria aeronáutica, a Bell & Ross passou a acrescentar à sua lista de utilizadores profissionais a categoria de pilotos de Fórmula 1… através de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer.

E foi no Grande Prémio da China, em Xangai, que a marca parisiense apresentou o primeiro resultado palpável da parceria: dois relógios de edição limitada, o BR‐X1 RS16 (250 exemplares) e o BR‐X1 RS16 Tourbillon (20 exemplares), devidamente personalizados com o logótipo da equipa Renault Sport Formula One. A nomenclatura homenageia o novo carro de corrida da equipa na temporada de 2016, o RS16.  Carlos‐A Rosillo, co‐fundador e CEO da Bell & Ross, refere: “Estamos muito orgulhosos do Kevin e do Jolyon, assim como da Renault Sport neste novo desafio. E tivemos Fabien de Nonancourt, em Xangai, a entregar ao Kevin e ao Jolyon relógios BR‐X1 RS16 gravados e personalizados especialmente para eles. A equipa Renault Sport Formula One e a Bell & Ross têm o objetivo comum de querer ultrapassar os limites da mecânica e isso é bem visível nos dois relógios de edição limitada. É uma parceria emocionante e gratificante!”.

A escolha dos modelos foi óbvia. A linha BR‐X1 da Bell & Ross é a versão extrema do icónico BR01, tal como a Formula 1 é a mais avançada variante de um carro de corrida. Fabricados para resistir à velocidade extrema e às forças de aceleração, o BR‐X1 RS16 Skeleton Chronograph e o BR‐X1 RS16 Skeleton Chronograph Tourbillon são relógios de construção modular, concebidos à base de materiais de ponta como o titânio de grau 5 e o carbono forjado – que lhes dão simultaneamente grande leveza e rigidez. Os mostradores em vidro de safira fumado e com índices de metal aplicados com inserções fotoluminescentes formam uma janela aberta através da qual o excecional mecanismo pode ser admirado. Um revestimento de borracha amarela (a cor da Renault…) foi integrado na caixa para assegurar uma melhor manipulação, quando ativadas as funções do cronógrafo mesmo com luvas.

IMG_2058

O BR‐X1 RS16 Skeleton Chronograph é um cronógrafo de alta tecnologia com um design tão desportivo quão sofisticado. Os inovadores botões de pressão oscilante, usados para ativar as funções do cronógrafo, são em cerâmica de alta tecnologia com inserções em borracha amarela, desenhadas ergonomicamente. Essencial para calcular a velocidade, a escala taquimétrica surge perímetro cinzento‐escuro. Para melhorar a legibilidade, os ponteiros do cronógrafo são amarelos.

Mais luxuoso ainda, o BR‐X1 RS16 Skeleton Chronograph Tourbillon é a celebração de uma grande complicação (o turbilhão) combinada com a inspiração da velocidade, força e performance inerentes à Formula 1 e personificadas pela função cronográfica de cronometragem de tempos curtos. O turbilhão, claramente visível na sua gaiola posicionada às 6 horas, serve como derradeira garantia de precisão num excepcional instrumento de design pioneiro.

FOTO 7 BR-X1-RS16-Tourbillon-bimaterials-strap.png 2

Uma coisa é certa: enquanto a escuderia Renault Sport Formula One vai precisar de mais algum tempo para apurar processos e afinar os seus bólides, para os meter a lutar pela vitória em Grandes Prémios, os relógios Bell & Ross – e os dois modelos comemorativos da parceria em particular – já estão no ponto…

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    3 × 4 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.